Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hora da geração de energia solar, alerta Mauro Passos

21 de fevereiro de 2014 0

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), de Florianópolis, Mauro Passos, em longo artigo no Valor Econômico de ontem, com chamada de capa, intitulado A energia solar e o baixo nível dos reservatórios, alerta que o Brasil precisa investir em energia solar de forma exponencial para suprir o excesso de demanda, justamente à tarde, quando o sol brilha mais.
- O forte calor que têm feito muitos correrem para o abrigo do ar-condicionado vem mais uma vez reforçar que já passou da hora de o Brasil olhar para o sol. A energia que ele nos disponibiliza, e que não está sendo aproveitada, é a melhor de nossas alternativas. Até porque mudou a hora da ponta, como chamamos o momento máximo do consumo de energia elétrica, que historicamente no país ocorria das 18 às 20 horas; passou para o meio da tarde – entre 14 e 16 horas – escreveu ele.
Passos cita exemplos de projetos de microgeração solar que tiveram elevada geração durante o calor torrencial do início deste ano. E foi o Instituto Ideal, que além de Passos tem na diretoria o professor Ricardo Ruther, que incentivou investimentos em estádios solares para a Copa do Mundo. O Mineirão adotou a ideia. Já imaginou se tiver racionamento de energia durante a copa e o estádio estará gerando boa parte do que consome? A projeção de Minas Gerais no mundo do futebol será maior do que os demais estados.

Comentários

comments

Envie seu Comentário