Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Diretor da FAO alerta sobre incertezas à agropecuária devido ao clima

13 de maio de 2014 0

Enquanto a maioria dos produtores de aves e suínos do Brasil está otimista sobre a oferta futura de alimentos, o diretor geral da FAO, órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, José Graziano, que foi homenageado ontem na feira Avesui, em Florianópolis, alertou sobre os riscos de problemas climáticos à produção agropecuária. A avaliação dele é baseada nos relatórios do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Para Graziano, o Brasil precisa presquisar mais tecnologias para a produção de alimentos em condições adversas, especialmente de falta de água. Citou o caso de Bangladesh, que desenvolveu variedade de arroz irrigado com água do mar. Uma boa notícia dele, que dá atenção especial à agricultura familiar, é a tendência mundial de os consumidores de maior renda preferirem produção local, mais fresca e livre de agroquímicos. Isso já acontece, em parte em SC, mas uma informação assim anima mais.

Sobre projeção da FAO para a alimentação necessária no futuro, Graziano disse que a previsão é de que será necessário aumentar em 60% a produção atual para alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050. Mas se o desperdício for reduzido, 30% a mais pode ser suficiente.

Comentários

comments

Envie seu Comentário