Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Games para brincar com matemática em milhares de questões

25 de junho de 2014 0

Firjam

Estudantes do Sesi-SC vão aprender matemática brincando a partir do próximo semestre. É que a Federação das Indústrias de SC (Fiesc) firmou parceria hoje com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para utilizar games já adotados com sucesso por lá e que vieram do exterior.  Todos os professores e alunos terão acesso online. Isto porque a matemática é fundamental para profissionais desenvolverem inovação e, assim, buscarem o salto de competitividade que o país necessita.

Participaram da assinatura o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte (C) e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira (E), com a presença do Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps (D).
- A matemática é essencial para que os alunos ampliem as possibilidades de carreira no setor industrial. Fomos buscar junto à Firjan a experiência internacional que eles trouxeram para o país e vamos aplicar essa metodologia no segundo semestre em escolas do Sesi. Toda a tecnologia é baseada em jogos, que atraem crianças e adolescentes, e que vão introduzi-los ao conhecimento da matemática que é importante para a carreira profissional – disse Côrte.

Gouvêa Vieira evidenciou a modernidade do programa porque as crianças gostam de games. Serão beneficiados cerca de 4 mil alunos das unidades do Sesi de Brusque, Criciúma, Caçador, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. O plano inclui materiais e bibliografia básica, sala ambientada com recursos tecnológicos, formação continuada de professores e sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico. Hoje o programa já é utilizado em escolas do SESI e do SENAI e no ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro e da Bahia.

mangakskkssk

O programa foi desenvolvido pela empresa Mangahigh, de Marcus du Sautoy, professor de matemática da Universidade de Oxford, da Inglaterra. Cada lição da disciplina tem, em média, cinco jogos (imagem). Um dos games, por exemplo, permite ao aluno aprender regras básicas dos ângulos e teoremas da circunferência ajudando aranha tecer sua teia. Ao todo, são mais de 40 mil questões de matemática.

Comentários

comments

Envie seu Comentário