Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Presidente da Facisc dá conselhos sobre investimentos

07 de julho de 2014 0

Entrevista sobre finanças pessoais com Ernesto João Reck, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Quando começou a poupar?
Desde o meu primerio salário comecei a poupar. Como a minha formação foi mais relacionada à religião, um padre falava muito sobre economia. Então tirei um pouco do salário e coloquei na poupança. Depois comecei a investir em imóveis rurais e reflorestamento.Apostava nisso. Meu avô dizia que quando a gente investe em imóvel não perde. Quando refloresta, ganha duas vezes, com a valorização do imóvel e das árvores. Desde cedo comprei áreas pequenas plantei pinus, eucalipto, erva-mate e araucária. Erva-mate foi um péssimo negócio até o ano passado. Este último ano está excepcional.

Quais são seus principais negócios e como gosta de investir?
Meu principal negócio é uma corretora de seguros, mas tenho produção de aves, sou sócio de locadora, agência de viagens e de outras empresas. Gosto de sociedade. Quando você participa de uma sociedade tem que seguir regras, mas ela dá liberdade para que outras pessoas trabalhem com você. Tenho diversas empresas pequenas, das quais outros sócios tocam. A nossa cidade, São Lourenço do Oeste, fica longe de tudo. Precisávamos de um bom hotel. Então formamos um grupo de empresários locais e construímos o Hotel Poente, que valorizou. Como temos crescente produção de leite na região, esse mesmo grupo investiu na Laticínio Lorenzo SA, que será inaugurada em setembro.

Que conselhos dá para quem está começando?
Recomendo diversificar. Também quando faço palestras sempre aconselho aos jovens ouvir os mais velhos. Não podemos esquecer que quem está com a cabeça branca tem experiência muito grande. Também gosto de fazer pareceria com os jovens, ajudar a investir, dar oportunidade a eles.

Comentários

comments

Envie seu Comentário