Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 2 agosto 2014

Empresários de São José sentem-se mais seguros com intensificação do policiamento militar

02 de agosto de 2014 0

Depois de enfrentar onda de assaltos nas lojas, empresários de São José estão felizes com esta fase de maior segurança. O presidente do Conseg de Campinas e Kobrasol, Nelito Raimundo, diz que o número de assaltos a lojas caiu 80% desde que o policiamento militar foi intensificado. Elogia a gestão do comandante local Emiliano Gesser.

BNDES e BRDE lançam linha de crédito para inovação em micro, pequenas e médias empresas

02 de agosto de 2014 0

O BNDES e o BRDE lançam segunda-feira, em Florianópolis, linha de crédito de R$ 300 milhões, a MPME Inovadora, para financiar inovação em micro, pequenas e médias empresas, especialmente da área de tecnologia da informação da região Sul. A linha oferecerá 10 anos para pagar, carência de 3 a 48 meses e de taxa de juro fixa de 4%.

Para inovação
A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) consideram essa linha uma excelente oportunidade para o setor avançar ainda mais no desenvolvimento de inovação. As duas instituições vão participar do evento segunda, às 14h, na sede do BRDE.

Mudança do modelo mental para inovação

02 de agosto de 2014 0
Foto: Endrigo Righeto, Lide / divulgação

Foto: Endrigo Righeto, Lide / divulgação

Metodologias para inovação nas empresas e modelos mentais que podem acelerar esse processo foram os temas abordados na Sala do Pensamento do Lide Mulher SC pela empresária Fernanda Bornhausen Sá (E), sócia da Clear Educação,  no encontro de quinta à noite. O mais importante é a mudança do modelo mental com métodos como o design thinking, lean startup, desenvolvimento do cliente e canvas, explica ela, que participou de diversos cursos no Vale do Silício, na Califórnia, ministrado por professores que criaram essas metodologias.

No Lide Mulher
Fernanda Bornhausen foi recepcionada pelo presidente do Lide SC, Wilfredo Gomes. A propósito, ela já assumiu informalmente o posto de diretora do Lide Mulher em SC, aceitando o desafio feito por Wilfredo.  A presidência do Lide Mulher SC continua com Sônia Hess, da Dudalina.

Regiões metropolitanas são a solução

02 de agosto de 2014 1

A série de problemas regionais enfrentados principalmente na Grande Florianópolis, indica que é urgente a necessidade de aprovação de regiões metropolitanas no Estado. Além da Capital, a região de Joinville também deve encaminhar essa alternativa. Um dos problemas mais graves da Grande Florianópolis é a mobilidade. As soluções passam pela decisão da Assembleia Legislativa que precisa regulamentar a região metropolitana e, também, criar uma superintendência, explica o deputado Renato Hinnig, autor do projeto. O empresário Dilvo Tirloni, do conselho da Associação Empresarial de Florianópolis, é outra liderança que defende essa solução.

Milhares de pessoas da região enfrentam horas de engarrafamento para chegar ao trabalho. A solução passa por um projeto ambicioso de transporte coletivo regional, com preço mais acessível do que o uso de veículos individuais. Entre os modelos de destaque estão os da Europa. A propósito, o presidente da Aemflo, Marcos Souza, cita o sistema alemão, que utilizou em viagem recente ao país. Com um bilhete eletrônico de valor acessível, ele pôde se deslocar por mais de uma semana de metrô, metrô de superfície, ônibus e trem numa região conurbada. Em Londres, por exemplo, o passageiro compra um cartão e usa durante o dia inteiro para diversos deslocamentos. São modelos assim, que retiram os carros das vias rápidas e do Centro das cidades, que devem ser adotados em SC.