Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 9 agosto 2014

Agroindústria de SC cautelosa sobre mais vendas à Rússia

09 de agosto de 2014 0

Maior importadora mundial de carnes, a Rússia informou ao governo brasileiro que deseja comprar mais produto do país e reduzir aquisições dos EUA e Europa por questões políticas em função de críticas que recebe devido ao conflito na Ucrânia. O governo russo confirmou ontem a liberação de 89 plantas brasileiras para vendas ao seu mercado incluindo fábricas da BRF, JBS, Marfrig, Minerva e outras.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, disse que o Brasil pode vender mais à Rússia, mas é preciso ter contratos mais duradouros. Isto porque, anos atrás, empresas de SC e de outros Estados tiveram prejuízos com a suspensão rápida de compras pelos russos. O diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes de SC (Sindicarnes), Ricardo Gouvêa, tem a mesma opinião. Segundo ele, trata-se de um problema político da Rússia com fornecedores que pode mudar logo. E os contratos de exportação precisam ser longos.

Conforme Turra, hoje a Rússia importa 60 mil toneladas de frango do Brasil. Em um ano, é possível vender mais 150 mil toneladas. Segundo o ministério da Agricultura, os russos estão abrindo para 338 mil toneladas de frango. No caso de carne suína, ele diz que é mais difícil porque o ciclo produtivo é de 10 meses. A Rússia é o maior comprador do Brasil, com 36% do total. Além disso, SC atingiu equilíbrio entre oferta e demanda de carne suína, diz Ricardo Gouvêa.