Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 17 agosto 2014

Aberta negociação para futuro reajuste do IPTU de Florianópolis

17 de agosto de 2014 3

Entidades empresariais de Florianópolis e o prefeito Cesar Souza Junior vão conversar nesta terça-feira com o objetivo de chegar a um consenso sobre os polêmicos reajustes de valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Sander de Mira, sexta-feira, após reunião entre o procurador da Capital, Alessandro Abreu, e representantes das entidades empresariais, foi protocolado no Tribunal de Justiça de SC um pedido de suspensão do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) em julgamento sobre o tema.

As entidades barraram o reajuste na Justiça no início do ano porque houve denúncias de altas de até 1.500% do IPTU.
Sander de Mira diz que as entidades veem com bons olhos essa abertura de discussão para o reajuste do ano que vem porque foi isso que elas sempre cobraram. Ele reconhece que há anos a prefeitura não faz uma reavaliação da planta genérica de valores de imóveis, mas é importante que ela seja justa, que cada contribuinte pague proporcional ao valor do seu patrimônio. Porém, o presidente da Acif alerta que é difícil pagar de uma vez só. Sobre o ITBI, a crítica dele é mais direta. Diz que houve aumento de alíquota, o que é alta da carga tributária.