Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aberta negociação para futuro reajuste do IPTU de Florianópolis

17 de agosto de 2014 3

Entidades empresariais de Florianópolis e o prefeito Cesar Souza Junior vão conversar nesta terça-feira com o objetivo de chegar a um consenso sobre os polêmicos reajustes de valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Sander de Mira, sexta-feira, após reunião entre o procurador da Capital, Alessandro Abreu, e representantes das entidades empresariais, foi protocolado no Tribunal de Justiça de SC um pedido de suspensão do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) em julgamento sobre o tema.

As entidades barraram o reajuste na Justiça no início do ano porque houve denúncias de altas de até 1.500% do IPTU.
Sander de Mira diz que as entidades veem com bons olhos essa abertura de discussão para o reajuste do ano que vem porque foi isso que elas sempre cobraram. Ele reconhece que há anos a prefeitura não faz uma reavaliação da planta genérica de valores de imóveis, mas é importante que ela seja justa, que cada contribuinte pague proporcional ao valor do seu patrimônio. Porém, o presidente da Acif alerta que é difícil pagar de uma vez só. Sobre o ITBI, a crítica dele é mais direta. Diz que houve aumento de alíquota, o que é alta da carga tributária.

Comentários

comments

Comentários (3)

  • henry fred diz: 18 de agosto de 2014

    É inadmissível qualquer fator de aumento no IPTU da população.
    Não aguentamos mais suportar a alta carga tributária que vem como um câncer nos matando pouco a pouco.Já não bastasse o aumento abusivo na luz, vem daqui a pouco o combustível, e assim mais uma centena de coisas devido ao transporte.
    César nunca mais, a população está sendo roubada!!!

  • norberto diz: 18 de agosto de 2014

    É inaceitavel o aumento de carga tributaria neste Pais.Chega ninguem aguenta mais…aumento de Taxas ,Tributos etc tec.
    O Prefeito deveria baixar tributos para incentivar a economia.Esta Novela que os valores dos Imoveis estão desatualizados é desculpa para aumentar a arrecadação.
    Sugestão…Prefeito…. Propor um encontro com lideranças empresariais para aumentar a arrecadação sem aumentar tributos….este é o dasafio. sabe como( reduzindo impostos..as vendas aumentam….negociar com inadimplentes…ajustar a maquina publica…buscando a criatividade….vamos sentar e criar uma comissão de lideranças vivas do municipio para achar alternativas)
    Ai estaremos no caminho certo….e nao aumetando impostos.

  • norberto diz: 18 de agosto de 2014

    Sr. Prefeito nos aposentados e assalariados temos reajuste de acordo com a inflação.
    Quando O Sr aumenta o IPTU acima deste percentual …..temos que reduzir despesas(Remedios,consulta medica,plano de saude,energia eletrica ,agua,supermercado…tranportes …..escolas….etc).
    Nós nao temos outra alternativa.
    A Prefeitura tem muitas alternativas ….pode buscar o aumento de arrecadação incentivando a economia……… baixando impostos …..a ou então fazendo o que todo aposentado e assalariado faz….contar despesas.E nao aumentar os Impostos….. ísso nao é administrar….é apenas transferir o onus a população.compromissos
    Aumneta os gastos….aumenta os Impostos….assim é muito facil ser Prefeito

Envie seu Comentário