Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Primeira usina de biogás de SC será inaugurada em Pomerode

04 de setembro de 2014 1

Com tecnologia alemã, será inaugurada segunda-feira, em Pomerode, a primeira usina de biogás de Santa Catarina. O investimento é das empresas Brasil Clean Energy, de Balneário Camboriú, e Eco Conceitos, de Pomerode, subsidiária brasileira da alemã Archea. A unidade usa dejetos de uma granja de suínos para realizar gerar biogás por meio de biodigestor. O processo inclui beneficiamento para adequação da composição química para biometano, similar ao gás natural de origem fóssil que SC importa da Bolívia. A comercialização dos 2.500 metros cúbicos por dia será feita pela SCGás. A inauguração contará com a participação de executivos de companhias como a BRF, Aurora, Tetrapak e Scania, interessados em adotar a mesma tecnologia para geração de biogás.

O início das operações dessa usina anima o presidente da SCGás, Cósme Polêse. Segundo ele, essa tecnologia pode resolver dois problemas de SC: o passivo ambiental resultante da destinação dos dejetos de suínos e o problema de baixa oferta de gás natural.

Comentários

comments

Comentários (1)

  • joão diz: 5 de setembro de 2014

    Estamos “acordando”, finalmente! Biogás já é matriz energética na Índia ha pelo menos 40 anos, descentralizado (quer dizer, pequenas unidades espalhadas por todo país!!)! Faz parte da matriz na Alemanha a muitos anos, e finalmente “chega” aqui. Antes tarde do que nunca!

Envie seu Comentário