Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Onda de energia solar avança

10 de setembro de 2014 1
Usina de Energia Solar Cidade Azul em Tubarão é a maior do Brasil. Foto:  Caio Marcelo, BD, 20/08/2014

Usina de Energia Solar Cidade Azul em Tubarão é a maior do Brasil. Foto: Caio Marcelo, BD, 20/08/2014

As amplas opotunidades de geração de energia solar no Brasil, a rejeição crescente da população a fontes mais poluentes como térmicas a diesel e a carvão e o avanço das tecnologias no exterior sinalizam um cenário promissor para investimentos em unidades solares, especialmente em residências e empresas.

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), Mauro Passos, vê amplo potencial na geração solar. Sempre atento ao que acontece lá fora, ele informa que o setor fotovoltaico (de placas solares) nos Estados Unidos já emprega 143 mil trabalhadores e fatura US$ 15 bilhões (R$ 34 bilhões) por ano. Esses dados foram revelados pelo presidente da associação americana de energia solar, Rhone Resch. – Com o leilão específico para energia solar em outubro o Brasil começa a se apresentar como um novo e promissor mercado na América Latina. Os principais players globais do setor estão atentos ao que irá acontecer no leilão – observa Passos.

Para ele, o Brasil deveria investir mais na produção de placas fotovoltaicas ou atrair companhias de fora que desenvolvam essas tecnologias. Além disso, precisa formar técnicos para fazer as instalações.

Comentários

comments

Comentários (1)

  • Gabriela diz: 11 de setembro de 2014

    Parabéns pela matéria Estela! Ficamos muito felizes de ver a mídia dando cada vez mais espaço para esta fonte de energia limpa e renovável!
    Além das grandes centrais de energia fotovoltaica, um outro uso para esta fonte de energia com um imenso benefício para a população brasileira é a geração distribuída: sistemas fotovoltaicos instalados sobre telhados, lajes, coberturas de galpões, estacionamentos e outros.

    Tem um site chamado http://www.portalsolar.com.br que explica de uma forma simples e direta os custos destes sistemas, como ele funciona, e coloca as pessoas interessadas em comprar energia fotovoltaica em contato com os fornecedores qualificados.

    Abraços!
    Gabi

Envie seu Comentário