Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 4 outubro 2014

Votos e desafios econômicos

04 de outubro de 2014 0

Os eleitores fazem suas escolhas neste domingo para conduzir os que, na suas avaliações, são os melhores nomes para administrar o país, o Estado e legislar. A tarefa não é fácil diante de cenários positivos traçados pelos marqueteiros e a dura realidade. Os últimos debates para a presidência e ao governo estadual foram superficiais nas propostas econômicas. Apesar de ser um dos Estados com melhor qualidade de vida, Santa Catarina enfrenta carências crônicas de segurança – agora num turbilhão de ataques ditados de dentro de presídios -, saúde e educação. Além disso, as empresas amargam deficiências de infraestrutura, agilidade em licenciamentos e alta carga tributária, entre outros obstáculos. No cenário nacional, a inflação está alta, o crescimento econômico próximo de zero e as contas públicas no vermelho.
Faltou aos candidatos dizer como vão mudar esse quadro. E quando se fala de serviços básicos, engana-se quem pensa que o tripé saúde, educação e segurança não tem nada a ver com economia. Pessoas com educação de qualidade empreendem mais, têm maior empregabilidade, obtém mais renda, cuidam melhor da saúde e colaboram mais com suas comunidades.

Para mudar a realidade que agrada a poucos, é preciso pensar no longo prazo e agir com soluções efetivas para melhorar a educação, ampliar os investimentos, melhorar a gestão pública e a transparência. As pessoas precisam se envolver mais em tudo. Não basta votar e esquecer das suas escolhas tempos depois.