Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 16 outubro 2014

Lições da montadora Porsche para as empresas

16 de outubro de 2014 4
Leutz1i

José Luiz Somensi, divulgação

Não importa se uma companhia atua no setor industrial ou de serviços. A Porsche Consulting, braço de consultoria da montadora alemã Porsche, a mais lucrativa do mundo, tem uma metodologia para oferecer com base no Lean Manufacturing, o sistema de produção enxuta japonês criado pela montadora Toyota. Ontem, o presidente da Porsche Consulting Brasil, Rudiger Leutz (D), fez palestra sobre o modelo para empresários sócios do Lide Santa Catarina, numa promoção paralela à Semana Guga Kuerten, que acontece em Florianópolis.

O evento, na sala de troféus do tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, teve também um discurso inspirador do tenista e a presença da sua mãe Alice e do irmão Rafael (C) que organizou o evento junto com o presidente do Lide SC, Wilfredo Gomes (E).
Segundo Leutz, o modelo avalia muito os processos, proporciona grande retorno finaceiro para as empresas, aumenta muito a produtividade e a competitividade.No Brasil, o maior mercado é a índústria, especialmente a construção civil. Atualmente, dos serviços da Porsche Consulting 70% são para construção civil. As maiores empresas do setor são clientes. Outro grande mercado no Brasil,segundo o executivo, é o Lean Administration.

- Todo mundo olha produção, mas os mesmos princípios de despercício e tempo de espera se aplica nos serviços. A gente trabalha até com bancos – afirma Leutz.
A Porsche adotou o Lean Manufacturing no início dos anos de 1990, quando entrou em crise. Conseguiu se recuperar de forma surpreendente e, por isso, transformou seu modelo numa consultoria que hoje fatura 100 milhões de euros por ano.

Porsche Cayenne

Cayenne

Roberto Leal


Embora atue na Porsche Consulting, Rudiger Leutz acompanha de perto a presença dos carros de luxo Porsche no mercado brasileiro. Segundo ele, atualmente, a marca vende mil unidades por ano no país. O modelo mais vendido é o Porsche Cayenne, que no Brasil custa cerca de R$ 400 mil ao consumidor, em função da elevada carga tributária. Na Alemanha, sai cerca de 50 mil euros a 60 mil euros e nos EUA, de US$ 50 mil a US$ 60 mil.

 

Maior queda

16 de outubro de 2014 0

Santa Catarina registrou a maior queda de vendas do varejo brasileiro no mês de agosto, segundo o IBGE. O estado teve queda de 5,1% frente ao mesmo mês do ano passado. No país, houve expansão de 1,1% no mesmo período após dois meses de queda no indicador. Ainda em SC, nos últimos 12 meses houve queda de 1,2%.

Presidente da Porsche Consulting em almoço do Lide

16 de outubro de 2014 0

O empresário Rudiger Leutz, presidente da Porsche Consulting Brasil, faz palestra em almoço do Lide Santa Catarina, hoje. A iniciativa é do presidente do Lide SC, Wilfredo Gomes, e do vice-presidente Rafael Kuerten. Como Leutz está em SC a convite da família Kuerten, o evento será na sala de troféus do escritório do Grupo Guga Kuerten. A palestra será sobre Lean Production ou Produção Enxuta, focada no modelo japonês da Toyota para proporcionar menos perdas e melhores resultados no processo produtivo. 

 

Rede francesa de produtos esportivos abre loja em Joinville

16 de outubro de 2014 1
Salmo Duarte

Salmo Duarte

A rede francesa de produtos esportivos Decathlon abre hoje sua segunda loja em SC na cidade de Joinville. Com 2.100 metros quadrados, situada na rua Quinze de Novembro, a unidade oferece produtos para 55 modalidades. Entre os diferenciais da unidade estão oficina de bicicletas, estamparia e encordoamento de raquetes. São 35 empregos diretos.Na foto, o presidente da companhia no Brasil, Dominique Thomas, que foi o anfitrião do evento de inauguração ontem.Ele aproveitou para mostrar uma das atrações da empresa, as bicicletas.