Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 26 outubro 2014

Desafios econômicos do novo governo Dilma

26 de outubro de 2014 2
Foto: Cadu Gomes / Divulgação

Foto: Cadu Gomes / Divulgação

No seu segundo mandato, que conquistou com margem apertada de votos, a presidente Dilma Rousseff tem pelo menos cinco grandes desafios econômicos para vencer no curto e médio prazos. O número um é levar a inflação para o centro da meta que é 4,5% ao ano e reduzir ainda mais. Hoje no teto da meta (6,5% ao ano), a taxa deteriora a economia e o poder de compra da população. O desafio número dois é destravar os investimentos para que a economia volte a crescer, melhorando a oferta de produtos, serviços e a arrecadação. Com a expansão do PIB perto de zero, a arrecadação de impostos cai e fica difícil também pagar as contas públicas.

E falando em contas públicas, esse é o terceiro grande desafio. Há a projeção de que elas terão um déficit nominal superior a 4% do PIB este ano, o pior resultado dos últimos 10 anos. Esse cálculo considera receitas e despesas do governo mais o pagamento de juros da dívida. Há acusações de que o governo usou contabilidade criativa para ficar próximo do compromisso que assumiu de poupar 1,9% do PIB. Para ajustar isso, o governo terá que cortar gastos ou arrecadar mais, o que só é possível crescendo ou aumentando alíquotas.

Ao mesmo tempo em que tenta equilibrar as contas, será precisa manter e ampliar os programas sociais, o que consiste num grande desafio. Isso ficará mais difícil se o desemprego aumentar e será necessário desembolsar mais recursos ao seguro-desemprego. E um quinto ponto é a necessidade de destravar a agenda de reformas, especialmente a tributária.
Além disso, há as crises de água e da energia cara que terão que ser enfrentadas de frente, afinal, a eleição, que gerava risco de perda de votos, já passou.

Pincéis Condor trocam de mãos

26 de outubro de 2014 0

Um negócio entre empresas tradicionais movimenta a agenda econômica do Norte do Estado. O Grupo Tigre, de Joinville, anunciou a compra da divisão de pincéis da Condor, de São Bento do Sul, por R$ 42 milhões. A empresa joinvilense também é forte no segmento de pincéis e o negócio necessita da aprovação do Cade. A Condor informou que focará outros produtos onde já atua como escovas dentais e de cabelos, fios e géis dentais e produtos para limpeza. O presidente da Tigre, Otto von Sothen, afirmou que a aquisição é um importante passo para a expansão da companhia no Brasil e no exterior. A marca Condor seguirá no mercado de pincéis por cinco anos.