Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Soja avança na área de milho no Estado

11 de dezembro de 2014 0

Santa Catarina deve registrar safra recorde de soja com crescimento de 7,63% da área plantada enquanto o milho perde espaço para a oleaginosa há 10 anos e registra queda de 5,12% na área cultivada este ano, segundo dados do IBGE. Isso sinaliza que SC continuará com déficit de 2,5 milhões de toneladas na oferta do cereal.

Conforme o IBGE, a área plantada de 420 mil hectares de milho é menos da metade da cultivada em 2003, que foi de 856 mil hectares. Em compensação, a de soja mais que dobrou, passando de 257 mil hectares em 2003 para os atuais 602 mil hectares.

De acordo com a doutora em Economia e analista do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Gláucia de Almeida Padrão, os motivos dessa mudança é que a lavoura de milho tem um custo maior e a lavoura de soja tem dado melhor rendimento para o agricultor.

Mesmo com a redução da área a safra de milho deve ser similar à de 2013, de 3,1 milhão de toneladas devido ao aumento de 7% na produtividade, fruto de investimento em melhores sementes, adubação e tecnologia. SC deve colher este ano cerca de 4,5 milhões de toneladas de milho e 1,96 milhão de toneladas de soja.

Comentários

comments

Envie seu Comentário