Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Telhados solares avançam sobre residências e empresas

29 de janeiro de 2015 0

Diante do preço da energia nas alturas e risco de apagão, cresce o interesse pela instalação de telhados solares, tanto em residências quanto em empresas e até em prédios. A geração de energia solar pode atender quase toda a necessidade de uma residência, reduz a conta de luz e a demanda de carga na rede elétrica, explica o presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal), Mauro Passos.

Segundo ele, uma das prioridades do programa da instituição América do Sol é a disseminação de telhados solares na América Latina. Passos observa que uma tendência dos Estados Unidos que está chegando ao Brasil é as empresas financiarem a instalação de coberturas solares para as residências de seus empregados.

Os telhados solares também consistem numa opção de geração para o agronegócio de Santa Catarina que enfrenta falta de qualidade de energia.

– O setor empresarial tem um papel decisivo nesse cenário. A exemplo do que já é feito em outros países, grandes empresas e cooperativas podem desenvolver programas de apoio e financiamento para seus funcionários ou cooperados adquirirem um sistema de geração fotovoltaica próprio – diz Passos.

Atualmente, para instalar um sistema de energia solar numa residência é necessário investimento a partir de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Há maior escala na produção e expansão da oferta, o que facilita o investimento. Os equipamentos têm vida útil de 20 a 25 anos e o excedente de produção pode ser vendido para o sistema de distribuição da Celesc.

A instalação de miniusinas em casa também é tendência para, no futuro, abastecer os carros elétricos. Assim, é viabilizada uma rede de soluções que reduzem as emissões de poluentes nas cidades. Vale lembrar que, segundo especialistas, as emissões de CO2 de 30 mil carros são equivalentes às de uma usina térmica a carvão que gera 300 MW.

Uma das funções do Instituto Ideal é coordenar projetos para instalações de unidades solares, tanto em estádios, quanto em residências ou empresas. Nos EUA, essa colaboração é feita pela ONG WWF. Outras informações pelo contato@americadosol.org.

Comentários

comments

Envie seu Comentário