Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alta dos combustíveis assusta o consumidor

03 de fevereiro de 2015 3

Majorações de até R$ 0,50 no litro da gasolina no Estado, ontem, em função da alta do PIS/Cofins, assustaram a maioria dos consumidores acostumada a variações bem menores para o produto nos últimos anos. Mas o preço vai subir ainda mais porque no novo valor não foi incluído o acréscimo do ICMS, o que vai ocorrer a partir do dia 15. As altas ocorrem também no preço do diesel. A mudança pesa mais porque no dia 7 de novembro, logo após a eleição presidencial, a Petrobras já havia reajustado a gasolina em 3% e o diesel em 8%.
Esses aumentos nesta fase em que o preço da gasolina está 61% mais barato no exterior, porque o custo do barril de petróleo está baixo, é resultado de duas graves falhas do governo federal. A primeira é que, para ganhar a eleição de outubro manteve artificialmente os preços baixos dos combustíveis por cerca de dois anos; e a segunda é que a corrupção na Petrobras desorganizou as finanças da empresa e o preço maior dos combustíveis evita uma situação ainda pior. O novo imposto para aumentar a receita federal não pesaria tanto se o preço dos combustíveis estivesse alinhado com as variações do custo do petróleo lá fora.
Além de reduzir o poder de compra das pessoas, a alta de combustíveis causa efeito dominó nos preços de quase todos os produtos e em serviços, pressionando a inflação. Ao consumidor, só resta usar menos o carro.

Comentários

comments

Comentários (3)

  • Jean G. De Deus diz: 3 de fevereiro de 2015

    …ao consumidor, só resta… VOTAR MELHOR.

  • Carlos Alexandre diz: 3 de fevereiro de 2015

    Cara Estela, se a cobrança da CIDE somente incidiu sobre a gasolina e o diesel, saberia dizer o porque do aumento nas bombas, em alguns postos de Floripa, também, do etanol?

  • Ué… diz: 3 de fevereiro de 2015

    …se assustaram porque?!

    Quem se assustou com o aumento foi quem elegeu e reelegeu a bruxa.

    Quem não votou na máfia vermelha, sabia que era exatamente o que iria acontecer.

    O povo tem mais é que tomar na cabeça mesmo.

    Bando de otários.

Envie seu Comentário