Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Enoturismo se consolida na Serra de SC

30 de março de 2015 1

A alta procura pelas atrações da 2ª Vindima de Altitude, a festa da colheita da uva na Serra catarinense, apesar das chuvas, mostrou que o enoturismo está com base sólida no Estado e vai avançar de forma acelerada como uma nova atividade econômica de valor agregado. O fato de muitos visitantes não terem conseguido vagas para os almoços e jantares harmonizados nas vinícolas é uma prova do potencial para crescer. Mesmo assim, todos puderam aproveitar a festa que teve degustação gratuita de vinhos no centro de São Joaquim, apresentação da Escola Bolshoi, orquestra e coral na praça e pratos típicos em restaurantes locais como entrevero, paçoca com pinhão, frescal, truta, maçã in natura e em calda. A vindima também aconteceu em Treze Tílias, Água Doce e Campo Belo do Sul.

Das 37 vinícolas de altitude da região, 15 estão baseadas em São Joaquim, o que consolida o município como a Capital do Vinho em SC. Conforme o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Acari Amorim, o objetivo é reforçar a cultura junto com o enoturismo. Por isso, a próxima vindima seguirá a linha da realizada este ano. Segundo o empresário, já são oito vinícolas com estrutura para enoturismo na Serra. Em São Joaquim estão a Villa Francioni, Sanjo, Villagio Bassetti, Leone di Venezia e Monte Agudo. Em Água Doce está a Villagio Grando, em Urupema a Santo Emílio e em Campo Belo do Sul a Abreu Garcia.

– Nós precisamos de mais INVESTIMENTOS na rede hoteleira, tanto em São Joaquim quanto na região – observou Amorim.

O prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, destaca que as vinícolas já investiram mais de R$ 600 milhões e são a terceria atividade econômica local.

Comentários

comments

Comentários (1)

  • wirto schaeffer diz: 30 de março de 2015

    direcionadas Comentarios proativos de nosso amigo e defensor de mais infraestrutura de hoteis e restaurantes em São Joaquim,eu sou plenamente favoravel, porem isso leva tempo, a VINDIMA não pode esperar ja e um evento de sucesso, sugiro aos organizadores, juntar URUBICI ao evento,alem de estar a o lado, com poucos kilometros, URubici, de uma via gastromica serrana,com bons restaurantes, e com mais de setenta pousadas e hoteis, augiro lembrar para o proximo evento,somos serranos. Abs. Wirto

Envie seu Comentário