Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Negócios entre SC e Mercosul recuam

25 de maio de 2015 0

Dificuldades econômicas na maioria dos países do Mercosul derrubam os negócios entre Santa Catarina e os países do bloco. Felizmente, depois de mais de uma década, parece que governos como o do Brasil e do Uruguai começam a perceber a necessidade de buscar alternativas em acordos com outros blocos econômicos.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior do país (Secex) apontaram que no período de janeiro a abril deste ano, as importações de SC de países do mercado comum – Argentina, Uruguai e Paraguai – caíram 14,96% enquanto que as exportações daqui para estes países recuaram 6,67%. No caso das exportações, o maior recuo ocorreu para o Uruguai. Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas de SC para o país somaram US$ 35,698 milhões, 27,5% menos do que os US$ 49,242 milhões do mesmo período de 2014.

Para a Argentina, as exportações catarinenses caíram apenas 1,66% e ao Paraguai, 3,2%. Após muitas reivindicações dos empresários brasileiros, a presidente Dilma Rousseff comunicou, semana passada, aos demais países do bloco que é preciso uma liberdade maior para avançar nas negociações de acordos com outros mercados globais. Se não mudar, mais indústrias vão produzir fora do Mercosul e isso empobrece a região.

Leia as últimas notícias

Comentários

comments

Envie seu Comentário