Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Catarinenses no topo da saúde financeira no país

12 de junho de 2015 0

Não está fácil equilibrar o orçamento familiar e ainda poupar diante da inflação que não dá trégua. Mas catarinenses e paranaenses são os que melhor administram as finanças pessoais no Brasil atualmente. É o que confirma a medição automática feita em abril pelo GuiaBolso, primeiro aplicativo de controle financeiro gratuito do país, disponível para iOS (iPhone) e Android, com 750 mil usuários no país.
A pontuação, com base na movimentação bancária vai de 0 a 700. Os usuários de SC e PR ficaram empatados no índice com 450 pontos, o que significa 64% do total. O segundo lugar foi obtido pelo Rio Grande do Sul com 61% . A média nacional ficou em 58% (405 pontos).
O GuiaBolso gera mensagens considerando três pontos: Entrou mais dinheiro do que saiu, evitou o cheque especial e fez aplicação em produto financeiro. Quanto mais sobra de dinheiro e menos uso de cheque especial mais pontos a pessoa ganha. Pela classificação, de 607 a 700 pontos signfica saúde exemplar; de 490 a 606, saudável; de 406-489, fabril; 191 a 405, doente; de 0 a 190 revela que a administração das finanças está na “UTI”.
O aplicativo mostra que mesmo os brasileiros das classes A e B, que são muito bem informados, precisam aprimorar a gestão financeira familiar. A nota mais alta, 64%, obtida pelos catarinenses e paranaenses, ainda está longe da ideal, que seria superior a 80%. Isto porque o uso de cheque especial ou outro endividamento não são as opções mais eficientes para gestão financeira. Ao fugir dessas despesas, as pessoas sobram mais dinheiro para consumir.
O que se percebe é que, com o uso das tecnologias e maior oferta de informações, muitas pessoas estão parando para fazer contas e entender melhor sobre custo de dinheiro. O aplicativo GuiaBolso e outras soluções virtuais, como a calculadora do Banco Central, ajudam na gestão do dinheiro.

Comentários

comments

Envie seu Comentário