Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 7 agosto 2015

Desabafo da Fecomércio e outros destaques desta sexta-feira

07 de agosto de 2015 0

Por Julia Pitthan*

Liderança
O presidente-executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, é o convidado do Lide Santa Catarina no seu almoço-debate de hoje, das 12h às 14h30, no Hotel Majestic, no centro de Florianópolis. Ele falará sobre liderança como um dos pilares determinantes para a gestão de empresas na economia global. As vagas se esgotaram nesta quinta-feira.

Mais um desabafo
A Fecomércio SC também põe a boca no trombone para reclamar do aumento de energia no Estado. Em um contexto de retração das vendas – o pior resultado desde 2003 – e desaceleração da renda das famílias, o repasse fica comprometido, prejudicando os investimentos no setor e a saída do país deste cenário de queda no crescimento econômico.

Luto
SC perdeu ontem o ex-secretário da Fazenda Ivan Orestes Bonato, aos 78 anos. Natural de Joaçaba, foi vice-presidente da Perdigão, em Videira. Graduado em Agronomia e Economia pela UFPR, presidiu a Companhia de Desenvolvimento de SC, foi vice-presidente do Banco do Desenvolvimento de SC e integrou o conselho da Companhia de Processamento de Dados do Estado.

Movimentação
A produção catarinense de soja registrou um aumento de 16% em relação ao ano passado. Ao todo, os catarinenses colheram 1,9 milhão de toneladas do grão. A boa safra refletiu diretamente na exportação. No mês de julho, o Porto de São Francisco do Sul registrou uma alta de 24% na exportação de soja, se comparado ao mesmo período do ano passado. Só em julho, passaram pelo porto 761.260 toneladas do grão. A movimentação geral do Porto de São Francisco do Sul em julho aumentou 5%, se comparado ao ano passado.

Leia as últimas notícias

* A colunista Estela Benetti está em férias até dia 19 de agosto, neste período a jornalista Julia Pitthan assume como interina.

Ricardo Amorim: na economia, o fundo do poço é a boa notícia

07 de agosto de 2015 0

Por Julia Pitthan*

Foto: Emanuelle Gomes Queiroz, Divulgação

Foto: Emanuelle Gomes Queiroz, Divulgação

O economista Ricardo Amorim, famoso pelos comentários no programa Manhattan Connection, falou quinta-feira para cerca de 200 presidentes de cooperativas no encontro do setor que se encerra nesta sexta, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Ele analisou o cenário atual da economia brasileira e creditou o momento de retração a problemas endóginos, de gestão macroeconômica nacional, pouco ligados ao cenário externo.

“Nos períodos do governo Lula e Dilma, o planeta teve acelerado crescimento econômico, e o Brasil passou ao largo”, afirmou Amorim.

“Eu não sabia que o Brasil seria o único país emergente que pararia de crescer. Preciso agradecer à Dilma”

Para ele, a gestão de preços administrados, como o da energia, foi mal conduzida, o que se refletiu em uma alta inflação. Entre os principais problemas do país daqui para a frente estão o desemprego e a infraestrutura, diz o economista.

Ele projeta um crescimento negativo do produto interno bruto (PIB) na ordem de 1,8% ao ano. Para a inflação, a expectativa é de uma taxa de 9,3% em 2015.

Amorim também avaliou o impacto da alta taxa básica de juros praticada, que chegou a 14,25% depois da última alta aplicada pelo Banco Central. Segundo o economista, a média em 15 países em desenvolvimento no mundo é negativa. Apesar de todo o cenário nebuloso, Amorim faz uma leitura boa:

“Estamos no fundo do poço e essa é a notícia boa, porque começamos reagir à crise de maneira mais eficaz”.

A programação segue nesta sexta-feira, às 9h, com o economista Alexandre Mendonça de Barros, que abordará as perspectivas econômicas para 2015/2016.

Crescimento
No evento, Marcos Zordan, presidente da Ocesc, disse que a expectativa é de 12% de crescimento. O resultado será positivo, porém, com sobras menores do que o ano passado porque há o aumento dos custos, com energia, combustível e mão de obra. Nesse cenário, a prioridade é preparar as pessoas para enfrentar o período.

Leia as últimas notícias

* A colunista Estela Benetti está em férias até dia 19 de agosto, neste período a jornalista Julia Pitthan assume como interina.