Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estado lidera exportação de móveis

13 de agosto de 2015 0
Foto: Charles Guerra  / Agencia RBS

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Por Julia Pitthan*

O câmbio favorável e o bom desempenho das indústrias da região de São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, levaram Santa Catarina a superar o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano na exportação de móveis. Com 34% dos embarques para o exterior, as moveleiras catarinenses ultrapassaram as gaúchas, que responderam por 30,5% das vendas.

Com crescimento de 10,07% nos embarques para o exterior, as catarinenses tiveram um bom começo de ano, com vendas de US$ 105,8 milhões. O resultado permite a Santa Catarina reassumir a primeira posição como maior exportador do setor no país.

Leia as últimas notícias

Abaladas pela crise do subprime nos Estados Unidos, em 2008, e pela valorização do real, as moveleiras do Planalto Norte foram forçadas a passar por uma readequação forte para sobreviver nos últimos anos. Indústrias fecharam as portas e muitos funcionários foram demitidos na região. A saída para enfrentar os anos de crise foi apostar no mercado interno, desvendar o gosto do consumidor brasileiro e despertar para o investimento em design.

Segundo José Antonio Franzoni, presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Mobiliário São Bento do Sul (Sindusmóbil), o resultado reflete a capacidade de produção e competitividade histórica das empresas da região. Mesmo durante o período de vendas mais fracas, clientes estratégicos foram mantidos, o que permitiu a retomada em momento mais favorável. Os Estados Unidos permanecem como principal mercado do setor, seguidos pela Europa.

Para Arnaldo Hübel, da Câmara da Indústria do Setor Mobiliário da Fiesc, o fato de as moveleiras catarinenses trabalharem com madeira maciça também ajuda a ganhar mercado sobre o RS. Ele afirma que a região vive um clima de otimismo e deve retomar os investimentos para crescimento da capacidade em breve.

* A colunista Estela Benetti está em férias até dia 19 de agosto, neste período a jornalista Julia Pitthan assume como interina.

Comentários

comments

Envie seu Comentário