Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 21 agosto 2015

Pomerode tem semana de atenção ao empreendedorismo

21 de agosto de 2015 0
Prefeitura de Pomerode, divulgação

Prefeitura de Pomerode, divulgação

Pomerode dedicou esta semana a ações de incentivo para os empreendedores individuais, numa iniciativa com apoio do Sebrae/SC. O trabalho contemplou também empresários de outros municipios da região. Foram realizadas as oficinas Sei planejar, Sei Empreender, Sei Comprar, Sei Administrar e Sei Unir Forças.

Entre as empresárias que participam da semana está Dorli Arlete Sausen que deixou do emprego há dois meses para abrir o negócio próprio. Ela acaba de inaugurar a Leve & Saudável, que fabrica produtos para veganos, intolerantes e alérgicos. Pesou na decisão o fato de ela ter decidido, há dois meses, não consumir mais produtos de origem animal. Segundo ela, a alimentação vegana melhorou a saúde, eliminou doença respiratória e ajudou na perda de peso. A Leve & Saudável produz massas, pães, biscoitos, e pratos prontos para padarias e confeitarias de Pomerode e Blumenau. Segundo a prefeitura de Pomerode, o município possui 600 microempreendedores individuais, dos quais 250 são mulheres.

Leia as últimas notícias

Facisc cobra mais atenção ao setor produtivo

21 de agosto de 2015 0

Representante de empresas catarinenses de todos os setores, a Facisc cobra, nesta sexta-feria, mais atenção da Frente Parlamentar Catarinense ao setor produtivo, especialmente contra medidas que elevam a carga tributária.

Segundo o presidente da entidade, Ernesto Reck, o pleito ao ministro dos Transportes, Antonio Rodrigues, será a construção da Ferrovia Norte-Sul para trazer grãos ao Oeste catarinense.

Seria bom que o ministro e outros políticos de Brasília viajassem pela região da agroindústria para ter ideia de como tem uma economia dinâmica e potencial para gerar mais desenvolvimento e impostos ao país

Leia as últimas notícias

Franquia da Swarovski abre no Shopping Iguatemi, em Florianópolis

21 de agosto de 2015 0
00b1741f

Foto: Marco Dutra , Divulgação

Florianópolis acaba de ganhar franquia da tradicional Swarovski, que faz joias, decorações e itens sob encomenda de cristais. A unidade fica no Shopping Iguatemi e a expectativa da marca é que seja uma das top 30 da rede no Brasil.

O investimento, tanto da loja da Capital quanto da que abriu meses atrás em Balneário Camboriu é do casal Lia (C) e Edson Vanzella (D), do norte do Paraná. No evento de quarta-feira, contaram com a presença do gerente-geral do Iguatemi Florianópolis, José Alberto Leal (E).

Leia as últimas notícias

4.1 com arte: Antonio Gavazzoni, secretário de Estado da Fazenda, comemora aniversário

21 de agosto de 2015 0
Foto: Cleia Schmitz , Sef , Divulgação

Foto: Cleia Schmitz , Sef , Divulgação

O presente desejado pelo secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, era comemorar o aniversário de 41 anos discretamente quinta-feira. Era o que defendia junto à equipe de assessores e amigos. Mas ganhou festinha com bolo e aperitivos sem glúten e sem lactose e um retrato assinado pelo artista plástico Luciano Martins.

– Sou eu mesmo! – concluiu Gavazzoni, que riu ao ver o corte do cabelo na pintura (foto). Em função da crise, tem trabalhado mais para aumentar a arrecadação e, também, ações para dinamizar os portos.

Leia as últimas notícias

Alta tecnologia e preservação ambiental estão entre os interesses dos alemães no Brasil

21 de agosto de 2015 0
Foto: CHRISTOF STACHE / AFP

Foto: CHRISTOF STACHE / AFP

A viagem oficial da chanceler alemã Angela Merkel ao Brasil, com uma poderosa comitiva para reuniões com a presidente Dilma Rousseff, ministros e empresários foi curta, mas abrangente. Os alemães deixaram claro que seus interesses são voltados à alta tecnologia, preservação ambiental e que podem investir em infraestrutura no país, mas, para isso, precisam de regras claras e mais segurança.

O presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco José Côrte, e o prefeito de Joinville, Udo Döhler, participaram da reunião-almoço. O plano de obras para logística do Brasil chamou atenção, mas os investidores solicitaram mais segurança jurídica e regulação de contratos. Em tecnologia, manifestaram interesse em setores como energia e nos minerais terras raras.

Fiesc e Prefeitura apresentam programação de Encontro Econômico Brasil-Alemanha em Joinville

A Fundação Certi, de Florianópolis, já tem um projeto em andamento sobre esses elementos e o Brasil conta com uma legislação graças a projeto do senador Luiz Henrique da Silveira, que faleceu em maio. Merkel disse que a prioridade com o Brasil é a proteção ao clima e prometeu trabalhar em favor da aprovação do acordo comercial Mercosul-União Europeia.

Encontro em Joinville
Desta vez, a chanceler Angela Merkel não poderá participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que será realizado em Joinville de 20 a 23 de setembro. Convidada quinta-feira, em alemão, pelo prefeito Udo Döhler, disse que não poderá vir de novo ao país.

Os organizadores do evento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a sua irmã alemã, a BDI, divulgaram a programação oficial do evento, que terá a presença de quase mil empresários. Os temas dos fóruns do evento serão: política econômica e comercial, inovação para o futuro, bioeconomia e biotecnologia, digitalização da economia, desafios enfrentados pelas cidades, energia e infraestrutura, segurança no trabalho-consequências da NR12. As visitas serão ao Porto de Itapoá, BMW, Senai e Siemens em Joinville.

Leia as últimas notícias

Promessa para contornos ferroviários e a Norte-Sul

21 de agosto de 2015 0

Em dia de mobilização da Região Sul para acelerar o projeto da Ferrovia Norte-Sul com reuniões na Grande Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, a informação mais animadora do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, ontem, no evento catarinense realizado pela Federação das Associações Empresariais do Estado (Facisc), foi a confirmação de que as obras dos contornos ferroviários de Joinville e São Francisco do Sul terão início em setembro. Segundo ele, os recursos estão garantidos e o prazo de execução é estimado em 24 meses.
A cobrança para a realização dos contornos das cidades de Joinville, São Francisco e Jaraguá do Sul foi feita pelo vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar. Tanto o ministro quanto o presidente da Valec, Mário Rodrigues Junior, não deram prazo para a obra jaraguaense. Estudiosa do sistema ferroviário de SC e do país, a mestranda de Geografia da UFSC Janete Ely afirmou que esses contornos serão as primeiras expansões do setor ferroviário no Estado há décadas.
O empresário Mário Aguiar cobrou urgência, também, para a finalização do projeto da Ferrovia Litorânea, que ligará os portos. Falta apenas a autorização da Funai para a travessia no Morro dos Cavalos, que, segundo ele, não afeta a área indígena. Se aprovada logo, essa ligação ficará pronta até 2021.

Viabilidade e tiro no pé
A conclusão de estudo de que a Ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP) e Chapecó (SC) é viável economicamente animou lideranças. O presidente da Federação dos Transportes (Fetrancesc), Pedro Lopes, defendeu a realização rápida do projeto para atrair investidores do exterior. Foram contatados alemães, chineses e russos. O presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Mauro Mariani, sugeriu financiamento privado ao projeto orçado em cerca de R$ 200 milhões. E o secretário adjunto de Agricultura Airton Spies alertou que SC precisa garantir que a Ferrovia do Frango fique pronta junto com a ligação da Norte-Sul até o RS. Se não, cargas daqui irão pela ferrovia ao Porto de Rio Grande, o que será um tiro no pé para SC.