Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrevista com o novo presidente da FCDL, Ivan Tauffer

10 de setembro de 2015 0
Felipe Carneiro

Felipe Carneiro

Impactos da recessão e a posse da diretoria da federação das CDLS (FCDL/SC) estão na agenda da 46ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, a partir desta quinta-feira (10) à noite, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Confira a entrevista do novo presidente da FCDL Ivan Tauffer.

A FCDL/SC abre a convenção com 1,2 mil lojistas. O momento difícil atraiu mais empresários?

Nossas convenções sempre são com muitos lojistas em função dos temas abordados. Desta vez, teremos palestras sobre os rumos da economia brasileira e o futuro do varejo. A crise preocupa.

Hoje acontece a posse festiva da diretoria. O setor estava dividido na eleição. Isso passou?

Não houve uma divisão. Aconteceu um processo normal de democracia. Tivemos dois candidatos e a eleição foi disputada. Os lojistas estão unidos.

Como a crise impacta o varejo?

O IBGE apontou que no primeiro semestre o varejo vendeu 2,2% menos comparado com o mesmo semestre de 2014. É a maior baixa para o período desde 2003. Em SC, números do SPC (crediário e cheques pré-datados) mostram que no primeiro semestre tivemos queda de 6,49% . Os itens que mais pesaram na redução foram móveis e eletrodomésticos. Há setores em alta como perfumaria e salões de beleza.

E a inadimplência?

Santa Catarina é diferente, tem uma das menores taxas de inadimplência do Brasil. Não sei se é porque temos mais de 94% de microempresas. Isso faz com que o dinheiro circule mais, a crise demora mais para chegar no Estado e a recuperação é mais rápida.

De que forma o empresário lojista está reagindo à recessão? A maioria está esperando para ver o que vai acontecer. A gente espera que a economia brasileira retome o crescimento no segundo semestre do ano que vem. Para o próximo Natal, consideramos possível uma queda de -1% nas vendas ou um empate frente ao mesmo período do ano passado.

Leia as últimas notícias

Comentários

comments

Envie seu Comentário