Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Thuringia, no coração da Alemanha, será estado irmão de Santa Catarina

22 de setembro de 2015 0

 

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Estado que vai sediar a edição 2016 do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, a Thuringia já começou uma sólida aproximação com Santa Catarina. Foi assinado ontem (21) no evento, em Joinville, pelo governador Raimundo Colombo (no Centro, à esquerda) e o ministro da Economia, Ciência e Segurança Digital do Estado da Turíngia, Wolfang Tiefensee (no Centro, à direita), um acordo para que Thuringia seja estado irmão de SC. Também participaram do evento o  embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann, o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Glauco José Côrte, o presidente da Assembleia Legislativa Gelson Merisio e o prefeito de Joinville, Udo Döhler. 

A parceria visa aproximação nas áreas econômica, cultural, esportiva e outras. Situada no coração da Alemanha, a Thuringia é a terra das famosas lentes Zeiss, detém um polo líder mundial em fotônica, e em seu território foi feita a primeira BMW.

É uma região rica, com patrimônios histórico e arquitetônico únicos. Conta com 2,2 milhões de habitantes, PIB de 54,3 bilhões de euros, indústria com receita de 32 bilhões de euros, suas exportações, no ano passado, somaram 13,1 bilhões de euros e conta com 10 instituições de ensino superior. Se destaca nos setores automotivo, eletrônica, ótica, engenharia de precisão, tecnologia médica, ciências biológicas, logística e engenharia renovável. Sua capital é Erfurt, mas sedia cidades importantes como Gera, Jena (sede da Carl Zeiss) e Weimar

Socorro ao JEC
Na reunião com lideranças de Joinville como o prefeito Udo Döhler e o presidente do Joinville Esporte Clube (JEC) Nereu Martinelli  foi acertada a primeira parceria com a Thuringia. O técnico do clube daquele estado alemão, Peter Schreiber, vai prestar consultoria para o JEC. O trabalho começa esta semana, aproveitando a presença dele na cidade. 

Leia as últimas notícias

Comentários

comments

Envie seu Comentário