A vontade de sair correndo para aproveitar cada minuto do feriado é grande. Mas, antes de ajustar a fantasia e pegar a estrada, você precisa fazer uma boa revisão no carro para que tudo ocorra bem na hora da viagem. O famoso vilão é o pneu careca, que pode ocasionar acidentes e deixar todos empenhados. Trafegar com pneus em estado precário é extremamente perigoso em tempo seco e, mais ainda, em dias chuvosos. Além disso, constitui uma infração de trânsito.
Então, confira as respostas para as principais dúvidas sobre pneus.

1) Muita gente sabe que os pneus atingiram um certo nível de desgaste e até desconfiam que eles estejam carecas, mas não sabe como verificar se está na hora de trocá-los. Existe alguma marca no pneu para verificar? Para ajudar os motoristas a identificar quando está na hora de trocar o pneu, existe um indicador que fica na própria banda de rodagem, a parte do pneu que entra em contato com o solo. Ele tem um nome complicado, mas é muito simples de achar. Tecnicamente, ele é chamado de “Tread Wear Indicator” (TWI). É uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.

2) E para calibrá-los, como devo proceder? Há alguma orientação especial? Os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indicação do manual do veículo e indicações do fabricante. Antes de viajar, certifique-se sempre que a pressão dos pneus esteja regulada. Se for uma longa viagem, com o veículo a plena carga, isto é, com condutor mais 3 ou 4 passageiros e bagagens, consulte novamente o Manual, pois poderá sofrer alterações. É muito importante não esquecer de calibrar o estepe!

3) Como sei qual o pneu mais adequado para o meu veículo? O proprietário deve consultar o manual do veículo, onde o fabricante indica os tamanhos de pneus adequados e seus índices de carga e velocidade.
4) Quando tenho que realizar o balanceamento e alinhamento dos pneus? O controle do balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados. Também devem ser feitos quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto de um pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão e quando apresentar desgastes irregulares.