Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tem gente nova no Faixa U!

08 de maio de 2014 0

O Faixa Universitária dá as boas-vindas a mais uma instituição parceira do programa: o Centro Universitário Franciscano, a Unifra, de Santa Maria. A Unifra estreia no Faixa U neste sábado, 10/maio.

Numa reportagem produzida pelos alunos de Jornalismo da Unifra, vamos conhecer a rotina da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, a única na América Latina a oferecer o curso de magistério para surdos.

O programa deste sábado também destaca o trabalho de alunos do Jornalismo da Unijuí, que visitaram a zona rural para contar as histórias de quem decidiu viver e prosperar longe da cidade. São reportagens produzidas para o telejornal “Cafundó”, premiado como melhor programa de TV Universitário Gaúcho no Festival Gramado Cine Vídeo.

Estás viciado em alguma série de TV? Toca aqui!

25 de abril de 2014 0

Esta semana o Faixa Universitária da TVCOM destaca o “drama” de viciados em séries de televisão. No documentário “Spoiler Alert” alunos do Jornalismo da Ulbra Canoas contam a história de gente que curte tanto essas séries que chega a sofrer com a morte de personagens, e a entrar em crise enquanto a nova temporada não começa.

Da ficção para a vida bem real, o programa também exibe uma reportagem sobre a rotina dos garis de Porto Alegre, produzida por alunos da ESPM Sul.

Faixa Universitária: toda semana o melhor do audiovisual produzido nas universidades gaúchas em cartaz na TVCOM.

Documentário premiado do IPA é destaque no Faixa U deste sábado

17 de abril de 2014 0

Sábado é dia de conferir o melhor da produção audiovisual das universidades gaúchas no Faixa Universitária é o espaço da TVCOM para a produção das salas de aula e dos laboratórios de vídeo das universidades gaúchas.

Em cartaz no sábado 19 de abril: produções do IPA e da Ulbra Canoas.

O documentário “Marta e Maria” conta a luta de quatro mulheres contra a dependência química. A produção dos alunos de jornalismo do IPA, de Porto Alegre, levou o prêmio de Melhor Vídeo Universitário Gaúcho no Gramado Cine Vídeo.

Na reportagem “Música Independente”, alunos de jornalismo da Ulbra Canoas mostram como a tecnologia ajuda jovens a realizarem seus projetos musicais, sem ter que esperar pelo apoio de grandes gravadoras.

O Faixa Universitária vai ao ar aos sábados, com reprise nos domingos, sempre às 16h, e nas quartas às 15h30 pela TVCOM, canal 36 da NET. O programa também pode ser assistido na íntegra ao vivo e on demand no site TVCOM.com.br.

"Um Salto no Escuro" mostra a aventura de deficientes visuais na Serra Gaúcha

03 de fevereiro de 2014 0

O Faixa U exibe reportagens, vídeos experimentais e documentários produzidos nas universidades gaúchas. Histórias marcantes e inspiradoras, como as que vemos em “Um Salto no Escuro”, trabalho da disciplina de Projeto Experimental em TV, do currículo do Jornalismo da Unisinos.

 

"Cão de Rua" e "A Vida de Cipriano" em cartaz no Faixa U

03 de fevereiro de 2014 0

Perdeste o Faixa Universitária no fim de semana? Confere os vídeos aqui!

Neste programa a gente apresenta “Cão de Rua”, um curta-metragem dos alunos da Ulbra Canoas, e “A Vida de Cipriano – Jornalismo sem Cortes”, produção dos alunos da Unijuí que mostra os desafios do jornalista com a evolução das mídias.

Assite, curte e compartilha! :)

 

Produções da Unijuí, Ulbra Canoas e Unisinos são destaques no Faixa U

03 de fevereiro de 2014 0

Confere as atrações desta semana no Faixa Universitária.

“Um Salto no Escuro”: documentário realizado na disciplina de Projeto Experimental em TV, do currículo do Jornalismo da Unisinos. A turma acompanhou um grupo de deficientes visuais praticando esportes radicais na serra gaúcha.

“Cão de Rua”: um curta-metragem que inquieta e provoca discussões. Uma crítica ao descaso e à discriminação social. Realização dos alunos da Ulbra Canoas.

cao

“A Vida de Cipriano – Jornalismo sem Cortes”: uma crônica bem humorada sobre os desafios do jornalista diante da evolução dos meios de comunicação. Produção dos alunos da Unijuí.

cipriano

Lembrando que o Faixa Universitária vai ao ar aos sábados, com reprise nos domingos, sempre às 16h, e nas quartas às 15h30 pela TVCOM, canal 36 da NET. O programa também pode ser assistido na íntegra ao vivo e on demand no site http://tvcomrs.clicrbs.com.br/.

Danças gaúchas e produção de orgânicos sob o olhar dos universitários

17 de janeiro de 2014 0

O encanto das danças gaúchas e o empenho de pequenos produtores de alimentos orgânicos são os destaques no Faixa Universitária deste fim de semana.

viva

No ar desde novembro, esse é o espaço da TVCOM para valorizar e divulgar a produção audiovisual dos universitários gaúchos. O programa já conta com a parceria de 15 instituições de ensino superior.

A dança como expressão da cultura do Rio Grande do Sul é o tema de “Sobre Dança: o Sonho nos Pés”. O documentário visita os bastidores de festivais e mostra a dedicação de dançarinos e coreógrafos. Uma realização dos alunos de Jornalismo da Unijuí.

O documentário “Viva Orgânico” é uma produção dos alunos de Laboratório de Telejornalismo III da Unipampa São Borja. Ele mostra o desafio diário de pequenos agricultores da fronteira oeste do Rio Grande do Sul: como cultivar alimentos orgânicos numa região dominada pela monocultura e pela dependência de defensivos agrícolas.

organico

O Faixa Universitária vai ao ar aos sábados às 16h, com reapresentação aos domingos no mesmo horário (16h), e nas quartas-feiras às 15h30.

Os bastidores de "O Tempo e o Vento" no Faixa U

09 de janeiro de 2014 0

A atração deste fim de semana no Faixa Universitária é documentário “Bagé, O Tempo e o Vento”, realizado pelos alunos da disciplina de Projeto Experimental em Telejornalismo da Urcamp Bagé. Quem viu a minissérie na telinha vai curtir essa produção.

doc Bagé O Tempo 4 divulgação Urcamp Bagé

O documentário registra os bastidores e o envolvimento da cidade e de seus moradores no longa-metragem baseado na obra de Érico Veríssimo. É neste sábado às 16h na TVCOM.

doc Bagé O Tempo 3 divulgação Urcamp Bagé

 

Esta semana: reciclagem de papel, pesquisa de novas tendências e... um assalto!

09 de dezembro de 2013 0

O Faixa Universitária é o espaço da TVCOM para a criatividade que surge nas salas de aula. Já contamos com o apoio de mais de 15 universidades gaúchas!

Olha quem diz “presente” no programa desta semana:

- o documentário “Papel Cidadão”, que mostra como o ciclo de vida do papel se entrelaça com o dia a dia de gente busca um espaço na comunidade em que vive. Uma produção dos alunos de Laboratório de Telejornalismo da Unipampa de São Borja;

- uma reportagem da série “Conectados”, produzida pelos alunos da Unisinos, que mostra o trabalho de coolhunters – os caçadores de novas tendências;

- o vídeo experimental “O Assalto”, produzido como exercício da disciplina Práticas de Vídeo, do currículo do Jornalismo da Univates de Lajeado.

O Faixa Universitária vai ao ar sempre aos sábados às 16h, com reprise aos domingos no mesmo horário e nas quartas-feiras às 15h30, e pode ser assistido na íntegra ao vivo e on demand pelo site tvcom.com.br

O programa é apresentado por Danuza Mattiazzi, com produção de Fernanda Fell e Lígia Castro. Direção de imagens de Pedro Weber e edição de imagens de Tiago Lopes. Tanira Lebedeff é a editora-chefe.

 

Exumação de ex-presidente João Goulart é destaque no Faixa Universitária desta semana

20 de novembro de 2013 0

Neste sábado, dia 23 de novembro, o Faixa Universitária exibe:

- Vida de Taxista: a rotina de motoristas de táxi contada em reportagem de uma série sobre os personagens da noite de Porto Alegre, produzida alunos da ESPM Sul.

- Mobile: documentário dos alunos da Unisinos mostra como as novas tecnologias garantem mais versatilidade para a reportagem.

- O Racha: produzido por alunos da Univates de Lajeado para a disciplina ‘Práticas de Vídeo’, que trabalha conceitos básicos da linguagem audiovisual.

- A exumação de Jango: os alunos de Jornalismo da Unipampa de São Borja, a Terra dos Presidentes, acompanharam a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart. Uma reportagem de Caroline Rossasi e Rafael Junckes sob a orientação da professora Roberta Roos.

20131120_fu_AL

Seguindo a ideia de promover um intercâmbio de experiências entre o mercado e a academia, o programa apresenta um depoimento do repórter da RBS TV, Jonas Campos, que também participou dessa cobertura. Formado pela Unisinos, o jornalista conta que acompanhar o trabalho dos peritos exigiu muita resistência física – sua equipe, nesse dia, ficou quase 24 horas junto ao cemitério de São Borja!

O Faixa Universitária vai ao ar aos sábados às 16h, com reprise no domingo, também às 16h, e nas quartas às 15h30 pela TVCOM, canal 36 da NET. O programa também pode ser assistido na íntegra (ao vivo e on demand) no site TVCOM.com.br.

O Faixa U é apresentado por Danuza Mattiazzi. Tanira Lebedeff é a editora-chefe. Produção de Fernanda Fell e Lígia Castro. Direção de imagens de Pedro Weber e edição de imagens de Tiago Lopes.