Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A Segunda Guerra Mundial na porta da minha casa: os 70 anos do Dia da Vitória e as imagens da Alemanha de 1945 e de hoje

08 de maio de 2015 0
No interior do país ainda existem construções assim: que ficaram como no dia em que a guerra acabou

No interior do país ainda existem construções assim: que ficaram como no dia em que a guerra acabou

Há 70 anos terminava a 2ª Guerra Mundial e o mundo passava a conhecer um dos cenários mais pavorosos da história moderna. Com a derrota da Alemanha e a libertação dos prisioneiros dos campos de concentração – em sua maioria judeus –, o pesadelo representado pelo III Reich veio à tona. Passados 70 anos, as feridas da guerra ainda sangram na Alemanha. Nazismo é um assunto tabu.

Pelo interior de um país reconstruído com suor, ajuda internacional e o trabalho árduo de alemães e imigrantes ainda é possível encontrar lugares esquecidos no tempo. Especialmente nos estados que faziam parte da Alemanha Oriental – a Deutsche Demokratische Republik (DDR)– prédios nunca foram reformados e em ruelas esquecidas, fachadas de casas exibem marcas feitas a bala por soldados que já se foram.

O dia de hoje foi lembrado com uma série de celebrações em Berlim, mas a tônica alemã sobre o tema é mais de homenagens aos mortos do que festiva. Não poderia ser diferente. Os jornais publicaram em suas edições desse 8 de maio, matérias especiais sobre os 70 anos do Dia da Vitória (dos aliados sobre os Nazistas) e já durante a semana as redes sociais têm pipocado compartilhamentos sobre o tema. Fiquei perplexa com essas imagens em cores de Berlim em 1945.

As fotos de antes e depois preparadas pelo jornal Berliner Morgenpost merecem uma espiada. É só deslizar com o mouse para ver como ficaram as ruas no fim da guerra e como estão hoje. A coletânea, no entanto, deixou de fora a minha rua. Fui pesquisar sobre o que aconteceu por aqui e acabei me deparando com um mapa bem interessante da destruição da cidade baseado nos documentos que serviram de base para os trabalhos de reconstrução.

No fim das contas achei uma foto que mostra a ponte que fica do ladinho de onde eu moro. O jornal alemão Bild – sensacionalista e uma fonte que eu não citaria em qualquer situação! – também fez uma série de imagens do antes e depois de Berlim em celebração a efeméride. Deixo vocês com essa foto então, tão perto de onde eu vivo: um lugar calmo, tranquilo e bem no Centro da capital alemã. Um lugar que, como a Alemanha inteira, tenta fazer as pazes com o seu passado, mas que nunca deixa de lembrar para que a história não se repita.

Ponte do Moabit: do lado da minha casa, as marcas da guerra

Ponte do Moabit na foto publicada pelo Bild: do lado da minha casa, as marcas da guerra

Comente

comentários

Envie seu Comentário