Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Amêndoas confeitadas para deixar o Natal com o sabor e o cheirinho da Alemanha  

16 de dezembro de 2015 0
Barraquinhas de amendôas e Lebkuchen estão em todos os cantos nessa época

Barraquinhas de amendôas e Lebkuchen estão em todos os cantos nessa época

Se tem uma coisa linda na Alemanha é a época do advento. O país inteiro fica iluminado e com cheiro de Natal. Os mercados cheios de comidas típicas dessa época têm um aroma inconfundível: uma mistura de vinho quente, caramelo e especiarias. Uma das coisas mais típicas dessa época são as amêndoas caramelizadas.

Faz parte da tradição comprar um cone de amêndoas e sair comendo enquanto se espia as barraquinhas de enfeites e presentes. Tem sempre uma tenda vendendo as mais diversas qualidades e fica difícil resistir. A variedade é grande: amêndoas, nozes, macadâmias, amendoins, as brasileiríssimas castanhas-do-Pará e até mesmo sementes de abóbora. Bom, essas últimas aí o marido provou e não gostou muito não, então resolvi deixar passar.

No primeiro Natal que passei aqui achei bem curioso encontrar os tais amendoins confeitados, já que na minha casa – e na maioria das casas do Sul do Brasil – é costume preparar essa iguaria para a Páscoa e com ela rechear casquinhas de ovos. Bom, tudo diferente por aqui: na Páscoa, os ovos são apenas ovos cozidos (contei tudo aqui nesse post) e os amendoins doces são coisas do Natal e são mais condimentados.

Bom, eu sei que aí no Brasil agora é verão e fica meio complicado tomar o vinho quente. Mas acho que as amêndoas podem até combinar com a ceia e por isso decidi compartilhar uma receita de passo-a-passo para quem quiser deixar a casa com cheirinho de Alemanha. A parte mais legal é que a receita é muito simples e rápida e as amêndoas ficaram iguaizinhas às do mercado. Assim, mesmo quem está longe dos Mercados de Natal alemães pode provar essa iguaria. A receita é a mesma para qualquer um dos frutos. No Brasil, eu certamente tentaria fazer com nozes pecã, que são uma delícia, além, claro, das castanhas-do-Pará e amendoim. Esse Natal pode até não ter cartões, mas vai ser doce de qualquer maneira!

amendoas_caramelizadas_na_Alemanha2

Receita de amêndoas caramelizadas

Ingredientes

200 gramas de amêndoas (ou amendoim, nozes, castanhas, etc)
200 gramas de açúcar
1 colher de chá de açúcar de baunilha
1 colher de sopa rasa de canela em pó
125 ml de água
Raspas de limão (opcional)

Preparo

Coloque a água em uma frigideira de laterais altas e acrescente o açúcar, a baunilha e a canela. Misture bem e espere ferver.

amendoas_caramelizadas1

Quando estiver fervendo bem, junte as amêndoas.

amendoas_caramelizadas2

Mexa com cuidado para que fique dourando por igual. A calda logo vai começar a açucarar.

amendoas_caramelizadas3

Nesse ponto, mexa devagar, para manter o açúcar colado às amêndoas.

amendoas_caramelizadas4

Uma vez açucaradas, retire do fogo por alguns minutos.

amendoas_caramelizadas5

Retorne ao fogo mexendo sempre e observe que o açúcar vai derreter novamente.

amendoas_caramelizadas6

Mexa sem parar para que todas as amêndoas adquiram um caramelo brilhante de forma homogênea.

amendoas_caramelizadas7

Quando todas estiverem caramelizadas, despeje sobre papel manteiga e separe uma das outras o máximo que puder.

amendoas_caramelizadas8

É só esperar esfriar e se deliciar! Guarde em pote bem fechado para evitar que, com a umidade, o açúcar derreta e deixe as amêndoas grudadas. Se ficou com alguma dúvida ainda quanto ao passo-a-passo, tem um vídeo em alemão aqui que mostra em detalhes todo o processo. Não tem como errar! Depois de testar a receita, comenta por aqui como ficou!

Comente

comentários

Envie seu Comentário