Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

RJX campeão da Superliga 2012/2013

15 de abril de 2013 14

Antes de qualquer comentário, vou abandonar minha vida de “Mãe Dinah” e não palpitarei mais depois dessa. Quatro erros seguidos? É demais. Vou ater-me às análises táticas e técnicas e o querido leitor que tire suas conclusões.

Indo ao jogo, Pai Dinah aqui previu que se o Sada/Cruzeiro permitisse que além de Lucão, Theo, Thiago Alves e Dante pontuassem acima dos dois dígitos não conseguiriam segurar o time carioca.

E esse é um bom ponto de partida para analisar o jogo: Lucão marcou 15 pontos, mas não estava atacando firme…não estava espetacular ontem. Porém, como a partir do segundo set o nível de saque do Sada caiu, com o passe na mão, Bruno fez o que quis. Resultado? Thiago Alves 12 pontos, Theo 19 pontos e Dante (que fez um primeiro set tenebroso) 13 pontos.

Assim, como previ, se o Sada permitisse que os atacantes de extremidade pontuassem não venceria.

No primeiro set tudo funcionou para o Sada. O saque entrou, seu sistema de defesa e contra-ataque também…foi perfeito.

Depois, parecia outro time. E o RJX também. No primeiro set tinha ficado no vestiário, depois o Sada foi para o vestiário.

Wallace marcou 15 pontos mas esteve longe de ser “aquele” cara; Filipe não atuou bem de novo, na média, não foi boa a temporada dele; os centrais também não atuaram bem – nem Rogério que foi excelente durante o ano. E William, tentou. Mas, assim como o resto do time, não era o seu dia.

Agora, gostaria de fazer uma crítica bem ponderada sobre a atuação do técnico Marcelo Mendez. Respeito demais um profissional que chega aqui no Brasil e faz três finais consecutivas de Superliga. É indicutível o mérito de seu trabalho. Não canso de elogiar a estrutura tática, principalmente de seu sistema defensivo que não conta com grandes bloqueadores mas que proporciona o melhor sistema de contra-ataque do voleibol brasileiro e que, mesmo perdendo ontem, ainda considero o time que joga mais bonito.

Isto posto, num jogo no qual os centrais não estavam bem, poderia-se ter tentado Acácio, mas esse sequer entrou em quadra. Outra questão é num momento de recepção de saque ruim, não é melhor ter Leal em quadra do que deixá-lo no banco por um set? Outro ponto que não consigo entender, pedir tempo no 11×21, professor? Ali a vaca já tinha deitado.

Do lado do RJX, tudo bem que escolheram Thiago o MVP do jogo, mas como não olharam para Dante que foi horroroso no primeiro set e incrível nos sets seguintes? O craque a quem sempre me refiro apareceu ali, na decisão.

Theo, tão criticado por mim, jogou bola. Mas, o jogo não foi longo e o passe estava na mão de Bruno.

Bruno atinge uma marca espetacular como jogador: seis títulos de Superliga. Incrível. Cinco como titular.

E para terminar, quero louvar o trabalho de um grande profissional, Marcelo Fronckowiak. Um cara estudioso, campeão como técnico da Superliga em 2003 pela Ulbra, agora repete o feito pelo RJX. Um sujeito merecedor de todos os elogios e que não precisa responder críticas de ninguém…houve críticas ao teu trabalho Marcelo?

Bookmark and Share

Comentários (14)

  • Bento diz: 15 de abril de 2013

    E o mago? Agora…o mago é mago com a segunda melhor recepcao da Liga…caso contrario (ontem ) é pior do Bruno (o RJX esta em 7 lugar na recepcao!). Bruno com passe sambou no William . Simple assim.

  • Samantha diz: 15 de abril de 2013

    Não acho justo que agora que o RJX ganhou o campeonato falar que o Bruninho é mil vezes melhor que William, não é justo com nenhum dos dois. Acho ambos grandes levantadores. Não acho justo com o William que fez um grande trabalho durante toda a Superliga e nessa final se esforços bastante, lembro de um momento do jogo em que ele foi levantar olhou para um lado, olhou para o outro e ninguém se apresentou… o time não estava atacando como nos outros jogos, e o levantador não faz milagre, ele tem apelido de mago, mas não trabalha sozinho. E é injusto com o Bruninho só reparar no seu trabalho na final porque ganhou, o garoto vem trabalhando durante toda a Superliga e agora que ganhou é o máximo; então se perdesse seria uma porcaria.

  • Emanuella diz: 15 de abril de 2013

    Concordo com o amigo acima, sem passe ninguém é gênio e ninguém é mago. Daí todo mundo vira Bruno. Aquele que nunca vai ter mérito. Ontem lí aqui um cara que dizia que viu o Bruno reserva de não sei quem e já sabia que ele não valeria nada. O Bruno com 19 anos era titular, capitão e campeão da superliga. Mas o cara que deve ter visto ele jogar com 16 anos reserva de alguém já projetou a carreira do cara e decidiu que ele não jogaria nada.
    Quando tu apostou no Sada já fiquei feliz, aumentava as chances do RJX. rsrsrs Pé frio demais. E Thiago Alves não perde final a muito tempo. O pé de coelho tava do lado do Rio.
    Muito feliz pelo time do Rio, por Thiago, por Bruno por Théo. Acho que calou todos os prognósticos. Todo mundo apostava no cruzeiro ontem.
    Pergunta: Será que o Bloqueio do Sada é tão ruim porque o Willian é um buraco na rede??? Porque o time favorito para ser campeão ter o segundo pior bloqueio é uma vergonha. Na clamação coletiva por Willian na seleção tem que se pensar sobre isso.
    Concordo que Marcelo Mendes dormiu no ponto. O que até acho bom, porque já me preocupava todo mundo querer tirar o Bernardo da seleção para colocar o Argentino.

  • Marcos diz: 15 de abril de 2013

    Rodrigo:
    Estou conhecendo o blog agora.
    Gostei bastante, é do estilo que me agrada.
    Parabéns pela iniciativa, disposição e ponderação.
    É um prazer ler alguém da minha geração falar de voleibol com o mesmo tipo de “bagagem” que eu.

    Depois “voltarei” aqui com comentários, agora, infelizmente, tenho que trabalhar.

    Um abraço e continue com belo blog.

  • Mariana diz: 15 de abril de 2013

    Sou Gaúcha e como tal torci muito pelo Canoas, que diga-se fez um grande primeiro ano de competição. Porém torci muito pelo Rio na final, tinha muitos ídolos ali para ser indiferente a esse time. E foi um grande jogo do Rio, mereceu e muito o título. Bruninho joga muito, Thiago Alves é maravilhoso e Dante, esse é o meu ídolo maior, o que me fez amar o vôlei, é simplesmente: o melhor.

  • Fernando Teixiera diz: 15 de abril de 2013

    Parábens Rodrigo!!
    Primeiro analista que faz um comentario, isento e preciso sobre o Felipe, pra mim o pior em quadra ontem, o ponto de desequilibrio no time do Sada.
    Quanto ao jogo de ontem voce ja´disse tudo.E viva o Rio de Janeiro depois 32 anos conquista um titulo nacional no volei.

  • Joel diz: 15 de abril de 2013

    Emanuella, não lestes bem o comentário. Não falei que alguém disse que o Bruninho não seria um grade levantador, disse o que segue (cópia):

    Não lembro bem, mas o Bruninho foi pentacampeão da Superliga, como 3º reserva da Unisul e 4 x na Cimed e na Unisul, o Weber já apostava nele, pela garra, pelo interesse (estudo/estatística) no decorrer de uma partida, na capacidade de liderança, na técnica, ainda não apurada e nunca por ser filho do Bernardinho.

    Você pode observar que o que foi dito é que o Weber, grande levantador e técnico, apostava nele e, como vemos, ele não errou.

  • Bento diz: 16 de abril de 2013

    Joel acho a Emanuella nao estava falando de voce….mas de outro cara…

  • Thais Pereira diz: 16 de abril de 2013

    Não concordo com algumas opiniões. Foram três jogos entre Rio e Sada, o Rio venceu dois. Se fosse melhor de três, daria Rio mesmo.
    A recepção do Sada durante toda a competição foi muitooo superior a do Rio, não tem como comparar.
    O Bruno jogou dois meses no Modena e ídolo, pq fez em dois meses o que até o Ricardinho não fez. Além disso, o Bruninho é apenas sete anos mais novo que o William.
    As últimas duas temporadas do Lucão foram péssimas, terríveis. Voltar a jogar com o Bruno fez toda a diferença.

  • Bento diz: 16 de abril de 2013

    Lucão com o Marlon nao jogou medade do que joga com o Bruno nem na selecao nem no clube. Acho o Bruno o melhor levantador do mundo hoje para o jogo de meio. Sem mais. (Sidao tambem joga muito melhor com Bruno…Eder….o meios do Modena na Italia em 40 dias…)

  • Thais Pereira diz: 16 de abril de 2013

    Primeiro, obrigada por responder. Isso faz toda a diferença!
    Sim, mas ele jogou alguns jogos. Muito mal, inclusive. Eu me lembro do jogo contra a Cimed, por exemplo, na primeira fase. O jogo da briga, ele estava.
    O Murilo está com problemas no ombro faz tempo e, mesmo assim, foi MVP das Olimpíadas.

    Mais uma vez, obrigada por responder.

Envie seu Comentário