Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Brasil arranca o 3-2 contra a Turquia

27 de setembro de 2014 0
Foto: FIVB

Foto: FIVB

Ainda é cedo para apontar problemas na seleção brasileira, até porque, dias ruins acontecem. Porém, o Brasil ainda não jogou em quatro partidas o voleibol que praticou até a metade do Grand Prix, quando praticamente garantiu com um final de semana de antecipação a vaga para as finais.

O 3-0 diante da Bulgária foi ótimo, porque as búlgaras sentiram a estreia diante do Brasil. Camarões e Canadá… Por favor. Assim, chegamos ao primeiro jogo de verdade do Brasil no Mundial da Itália. Contra a Turquia.

No primeiro set, o Brasil não viu a bola, não conseguiu passar o saque turco, não conseguiu acertar a virada de bola e não incomodou o time do técnico italiano Massimo Barbolini, que venceu por 25-17.

Depois, no segundo set, até a primeira parada técnica, não houve alteração na configuração do que acontecia. Porém, o Brasil passou a acertar mais o passe, e liderou quase até o final, mas permitiu que a Turquia virasse o placar para 25-22.

Nos dois sets seguintes, a seleção brasileira continuou tendo problemas para passar o saque turco, mas começou a bloquear demais, terminou a partida com 24 pontos nesse fundamento – 7 apenas de Fabiana. As vitórias nos sets por 25-19 e 25-21 levaram o jogo ao 5º set.

Quando o 5º set começou, as turcas mantiveram o nível de jogo no início. A ponta Gozde Sonsirma, que até ali fazia uma apresentação sensacional (maior pontuadora do jogo, 19 pontos) conduziu o time a estar na frente até a virada de lado por 8-5. Mas, então, o Brasil rodou, Fernanda Garay foi sacar e o treinador brasileiro José Roberto inverteu o 5×1 com Fabíola e Tandara. Deu certo. O Brasil virou o placar para 11-8 e não perdeu mais a liderança para fechar o set em 15-10.

Individualmente falando, Dani Lins mais uma vez não se apresentou bem. Seus levantamentos continuam irregulares e neste jogo contra a Turquia, até erro de tempo com as centrais foi cometido.

Apesar de Jaqueline ter cometido muitos erros de passe, para o nível que ela tem, em minha opinião, foi a grande jogadora do Brasil em quadra. Com 52% no aproveitamento do ataque (a melhor do Brasil – 13 pontos em 25 bolas), dois pontos de bloqueio, um de saque, 12 defesas e 57% dos passes na mão, ela mostra o quão completa é e sua importância para o time.

Fabiana foi decisiva com seus bloqueios e sua liderança.

Coletivamente o Brasil errou demais. Um time que fez 24 pontos de bloqueio e não venceu com facilidade é porque o restante do jogo não funcionou bem. O Brasil sacou 104 vezes, errou 11, marcou sete pontos, a recepção da Turquia foi inferior a do Brasil, Turquia 56% e Brasil 67%. Portanto, o time estava desajustado e desatento em momentos importantes até o 3º set.

Do lado da Turquia, o jogo era de vida ou morte. Após as derrotas para Bulgária e Sérvia, dois resultados a serem levados para a segunda fase, as turcas entraram em quadra determinadas a recuperarem-se diante do Brasil. A levantadora Naz Aydemir fez uma partida excelente. O Brasil teve dificuldades para encontrar a marcação. Em termos percentuais, Sonsirma e a também atacante de ponta Neriman Ozsoy não foram tão bem assim porque foram diminuindo sua eficiência conforme o jogo foi desenrolando-se. Sonsirma marcou 18 pontos de ataque, mas teve apenas 34% de aproveitamento e Ozsoy marcou 16 pontos de ataque, com 38% de aproveitamento.

O que significa, então, o resultado para Brasil e Turquia? Para a Turquia significa estar praticamente fora do Mundial desde já, apesar de conseguir a classificação para a segunda fase. A Turquia irá para a próxima fase carregando apenas dois pontos, das derrotas por 3-2 para Brasil e Bulgária.

Para o Brasil, se marcar os três pontos amanhã contra a Sérvia, poderão significar nada os dois pontos carregados desta partida. Começar a próxima fase com oito pontos, diante de Rússia ou Estados Unidos com 9 ou 8, também, é um prejuízo que deveria estar calculado.

Amanhã, o Brasil enfrentará a Sérvia, às 15h pelo horário de Brasília.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário