Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sete times, três vagas para ficar na Série A

29 de setembro de 2015 6

A disputa está cada vez mais definida. Coritiba, Vasco e Goiás contra os quatro catarinenses. Desses sete, três sobrevivem e quatro caem. Não é preciso ser um especialista em matemática para entender que um catarinense vai voltar para a Segunda Divisão. E também não é muita audácia, nem é falta de respeito, entender que este time é o Joinville. Aquele que sempre esteve na zona de rebaixamento hoje é o maior entre todos os candidatos.

Confira a classificação da Série A
Leia mais sobre esportes

O que vai definir quais vão escapar são os confrontos diretos – e são muitos ainda. Só entre os catarinenses, há ainda quatro disputas: Chapecoense x Avaí; Figueirense x Chapecoense; Avaí x Joinville; JEC x Figueirense. Nesses jogos, cada uma equipe disputa um total de seis pontos, que poderiam ajudar muito qualquer um. É só projetar seis pontos na situação atual de cada um deles. Mas é óbvio que não existe a possibilidade de todos terem juntos esses seis pontos. E é justamente isso que define a importância das partidas.

Outros confrontos diretos
Além dos confrontos locais, há muitas partidas ainda contra os outros três adversários da tabela. Tanto Avaí quanto Joinville e Chapecoense enfrentam o Vasco nessa reta final. Quem recebe o time carioca, como Avaí e JEC, não pode deixar de vencer. Quem visita, como o Verdão, não pode perder. Outros confrontos diretos que vão existir são contra o Coritba _ o Figueirense visita e o time tricolor recebe o Coxa nas rodadas finais. E o Goiás ainda enfrenta o Furacão, como mandante, e a Chapecoense, como visitante. Esses jogos têm que ser o foco da disputa desses times. São disputas que não podem escapar da planilha de cada uma dessas equipes que só têm a luta contra o rebaixamento como objetivo final. São decisivos e fundamentais para cada um dos catarinenses.

É hora de agir
Os clubes têm muitos problemas e são claros em cada um deles, mas não é hora mais de entrar na raiz desses problemas para tentar resolver algo. O Avaí tem um grupo com deficiências claras de formação. O Figueirense tem um departamento de Futebol frágil, que desmoronou com a saída de Argel. A Chapecoense deixou o conforto da tabela virar relaxamento no segundo turno e não teve força para manter a sequência do trabalho. E o Joinville errou muito desde o princípio, confiando na estrutura de Série B que tinha. Mas isso é para avaliar ao final da temporada. Agora são os jogos que restam e as ações internas que podem fazer a diferença. É o momento de saber quem está comprometido e quem não está – e afastar jogadores que estão por aí só por um contrato de temporada. É o momento de saber valorizar as grandes vitórias, com premiações diferenciadas também. É o momento de tentar encher estádio com ingressos mais baratos. Os clubes que souberem fazer esta mobilização podem ficar um passo à frente dos concorrentes.

Comentários (6)

  • Marcello diz: 29 de setembro de 2015

    Faraco, sabe tudo de futebol e de futuro… o Joinville é o catarinense que vem jogando melhor, digo mais, pode até ser rebaixado mas vai terminar na frente de Avai e Figueirense. É só deixar o coração de lado e assistir aos jogos…

  • EDNILSON diz: 29 de setembro de 2015

    CALMA AI Mr Bean. Até vc que escreve tão bem na minha opinião está se contradizendo, se no começo da matéria falas que o JEC já esta rebaixado, então não podes citar os jogos envolvendo ele Joinville como confronto direto, oras, se já está rebaixado (na sua opinião), não se trata mais de confronto direto.

  • Marcio Floresta – São José diz: 29 de setembro de 2015

    Ainda acho que o Figueirense não tem time para ser rebaixado, basta voltar a jogado o futebol que vinha jogando até a eliminação do Atlético Mineiro pela Copa fo Brasil. Acho que o Avai é um sério candidato ao retorno à série B.

  • + X Série A! diz: 29 de setembro de 2015

    Situação do Jec: só pode perder, no máximo, mais três jogos… desde que vença seis e empate um, ou seja, tenha aproveitamento de time que está no G-4. E ainda tem jequeano que acredita? Bom, sonhar não tira pedaço…

  • Supremacia Azul diz: 29 de setembro de 2015

    Jec, Estreito, Vasco, Goiás!
    Rebaixados nessa ordem!

  • Mane diz: 30 de setembro de 2015

    Acredito que caia joinville,goias,vasco,coritiba

Envie seu Comentário