Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Feito Casulo - a coluna do Casa Nova desta semana

26 de setembro de 2012 0

Direto da Maison & Objet

Quem traz novidades fresquinhas do mercado de decoração e afins é a jornalista Carol Scharlau, diretora de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup), que acaba de retornar de Paris, por onde fez um tour na Maison&Objet. Pelos corredores do evento, que costuma ditar tendências para a casa, uma forte percepção no uso das peles em mantas, almofadas, pufes, tapetes. “Notei muitas peles sintéticas, coloridas ou com estampa de bichos aplicadas em detalhes ou misturadas a outros tipos de tecidos como linho, jeans, couro”, destacou.

Foto Divulgação

Cama premiada

Acaba de chegar ao Brasil um lançamento da Auping, fundada em 1888 por Johannes Auping, na Holanda. É a cama Essential, um projeto premiado pelo Red Dot Award 2012 – uma das mais importantes premiações do design mundial – e que segundo o júri, tem como diferencial o desenho leve e a forma orgânica. Kohler & Wilms, de Berlin, são as designers do produto. A cama, disponível em diversas cores e tamanhos, ainda pode receber acessórios como mesinhas laterais e luminárias acopladas. Trazida ao Brasil pela Collectania (www.collectania.com.br)

Foto Divulgação

Paixão à primeira vista

Originalidade é o que revela este banquinho Botão da catarinense Meu Móvel de Madeira. Charmoso, ele chama a atenção por inteiro, com um assento em formato de botão, pés minuciosamente desenhados e uma corda de São Francisco para arrematar. As cores oceano e salmão são um must. Produzido em MDF e madeira de pinus de floresta plantada, o Botão é obra dos designers Marcelo Damm, Thiago Antonelli e Renato Mosci.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Judith é o nome dela

Linda a cadeira Vovó Judith com porta-treco, criação da Oferenda Objetos, de Porto Alegre. Tem estrutura em ferro e assento com trançado manual em crochê de lycra. À venda na loja A Lot Of (www.alotof.com.br)

Foto Divulgação

Luminárias de cabides

Não passaram despercebidas as luminárias pendentes feitas de cabides, que iluminaram o Lounge Donna Fashion DC Iguatemi, na Capital. Segundo a arquiteta que projetou o ambiente, Isabela Teixeira Pinto, os cabides foram criados originalmente pela dupla de designers Alex Witko e Courtney Hunt, da Organelle Design. Depois de muitas pesquisas feitas para a produção do lounge da semana de moda realizada pelo Diário Catarinense, ela logo percebeu que eles seriam peças-chaves para o sucesso do espaço. Com a colaboração da estudante de arquitetura Luiza Schmitt, foram confeccionados cerca de 32 cabides de madeira, aro de bicicleta e braçadeiras de plástico e o resultado, não há dúvida, surpreendeu o público do evento. Quer saber mais, entre em contato com a arquiteta pelo e-mail contato@usearte.com.

Foto Gabriel Vanini/Divulgação

Confraria de arquitetos

Este é o nome dado aos encontros mensais que serão realizados com arquitetos, jornalistas e formadores de opinião a partir de março de 2013. A iniciativa, idealizada pelo arquiteto Abreu Júnior, objetiva gerar ideias e discutir temas das cidades e seu cotidiano, na intenção de provocar uma Florianópolis mais humanizada.

Cada encontro, segundo ele, buscará uma cidade do mundo para fazer um paralelo com a Ilha de Santa Catarina, evidenciando acertos e também exemplos a não seguir.

O roteiro de 2013 abrange Cidade do Cabo, Dubai, Mumbai, Hong Kong, Cingapura, Perth e Auckland, todas essas à borda d’água.

Alguns encontros serão expedições urbanas. Um exemplo seria um piquenique noturno embaixo da figueira da Praça XV, na Capital, para lembrar a importância e valorização do centro histórico. Patrimônios culturais e históricos, espaços para o pedestre, ciclistas e o olhar do desenho da cidade como um todo serão foco das indagações.


 

Envie seu Comentário