Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Operação torneiras fechadas

17 de setembro de 2010 0

Foto Júlio Cordeiro

Catarinense de apenas 5 anos, Igor Silveira da Silva ganhou um prêmio especial. Ele participou de um concurso da Natura e ficou entre os cinco finalistas. Como resulatdo, a escola onde o Igor estuda, em Governador Celso Ramos, vai receber computadores e hoje seus coleguinhas poderão desfrutar de um show exclusivo com o grupo musical Palavra Cantada, um dos melhores do país, atualmente.

Esta história, matéria publicada no caderno Variedades de hoje (no DC impresso) conta com detalhes. Mas tem um fator muito importante para discutirmos aqui: o Igor ganhou tudo isto com um vídeo de apenas 11 segundos onde ele dá uma importante lição de cidadania: conclama todo mundo a cuidar melhor dos mares e cachoeiras. Isto por que a água é seu “líquido preferido”.

A gente geralmente não lembra que a água é nosso líquido preferido também. Por mais que a gente aprecie outros, é ela que nos garante a sobrevivência.

Então, seguindo o exemplo do Igor, o Feito em Casa repassa uma lista de cuidados para não desperdiçar a água. A maioria das ações pode se refere aos nossos lares. A fonte é o Instituto Harmonia na Terra, de Santa Catarina, que trabalha em parceria com a Natura.

É bem fácil de seguir esta receita. Basta criar o hábito.

1. Praticamente tudo aquilo que consumimos utiliza água em seu processo produtivo. Evite comprar produtos que realmente não necessita.

2. Não deixe a torneira aberta ao escovar dentes e ao fazer a barba. Se você escovar os dentes com a torneira aberta durante 2 minutos, vai gastar mais ou menos 13,5 litros de água, mas só precisaria de 0,5 litros se abrisse a torneira apenas quando necessário. Escovando os dentes três vezes ao dia, o desperdício será de 37,5 litros diariamente.

3. Não dê descargas prolongadas. As bacias sanitárias com caixa acoplada gastam, em média, 12 litros de água a cada vez que a descarga é acionada. Se você tem em sua casa descargas desse tipo e usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente. Existem bacias sanitárias mais modernas, com apenas 6 litros de água.

4. Diminua o tempo de banho. Uma ducha gasta cerca de 16 litros de água por minuto.

5. Não utilize mangueiras para ”varrer” calçadas e quintais.

6. Otimize a capacidade da lavadora de roupas e pratos.

7. Faça captação da água da chuva em sua casa para lavar o chão, molhar as plantas e lavar o carro.

8. Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa louças e panelas e escova os dentes.

9. Use uma bacia para lavar a louça.

10. Não deixe uma torneira pingando. Uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d´água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros.

11. Para produzir 1 kg de carne bovina gastam-se até 15 mil litros de água, enquanto são necessários menos de 500 litros de água para se obter 1 kg de soja. No Brasil, 45% da água doce é gasta na pecuária. Procure reduzir o consumo de carne.

12. Verifique instalações hidráulicas e conserte os vazamentos. Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Em um mês, o desperdício desse pequeno vazamento pode chegar a 96.000 litros, suficientes para suprir as necessidades de água potável dessa família por quase 33 anos.

13. Proteja os mananciais plantando árvores nativas nas matas ciliares.

14. Para o tratamento de esgoto invista em um tratamento ecológico com tecnologias de evapotranspiração ou zona de raízes.

15. Não utilize venenos, agrotóxicos ou fertilizantes químicos em hortas ou jardins.

16. Denuncie qualquer agressão e poluição a mananciais, rios e mares.

Para assistir ao vídeo que o Igor fez para o concurso da Natura, acesse aqui.

 

Envie seu Comentário