Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Como cortar cebola sem chorar

26 de setembro de 2010 3

O motivo do meu choro. Foto reprodução internet

Ontem resolvi descascar várias cebolas para fazer uma conserva. Elas estavam muito ácidas e meus olhos logo começaram a lacrimejar.

Geralmente eu faço duaas coisas para evitar que isto aconteça. Começo tirando o talo de baixo (aquele cheio de fiapinhos) e descasco embaixo da água. Tirar o talo assim não adiantou. E fico me sentindo culpada de deixar a nossa preciosa água escorrendo pelo ralo para evitar de derramar as minhas lágrimas.

Então lembrei de uma dica que recebi (não lembro de quem, não lembro onde): colocar um palito de dente (de madeira) na boca enquanto descascar as cebolas. Entre risadas de descrédito, resolvi experimentar. E para minha surpresa, os olhos pararam de lacrimejar na hora.

Milagre? Auto-hipnose? Mandinga?

Fiquei tão intrigada que resolvi googlar a questão. Encontrei muitas outras dicas: usar óculos de natação, uma faca bem afiada, um prendedor no nariz.

Tem, inclusive, esta imagem aí abaixo para quem aprecia uma cozinha bizarra (Viu? Não é só o Mestre Yoda que gosta de cozinhar?).

Há explicações científicas para o fato dos olhos lacrimejarem. E tem até professor de Química apelando para o tal palito. Mas ninguém explica porque o palito faz efeito.

O lado negro da força adora uma cebolinha assada. Reprodução internet

Comentários (3)

  • karin diz: 26 de setembro de 2010

    olá, experimente também colocar entre os dentes , um palito de fósforo , com a cabeça p/ fora da boca ……

  • maria carmen diz: 27 de setembro de 2010

    Eu descobri, já faz alguns anos, que guardando as cebolas na geladeira, quando cortadas não exalam o tal ácido que nos faz lacrimejar.

  • Camille diz: 30 de setembro de 2010

    HAHA! De quem serão as risadas de descréditos?? Tive um errinho de português no comentário de cima! hehe

Envie seu Comentário