Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Livre-se do mofo

29 de setembro de 2010 7

Foto Marcos PortoMofas com a pomba na balaia? O dito popular ilhéu caiu bem numa semana como esta. Parecia que a chuva não acabava mais… e o mofo foi acumulando nos cantinhos das paredes, nas cortinas do banheiro, deixando um cheirinho desagradável nas roupas guardadas.

Nos armários

Um jeito popular de eliminar o mofo dos armários é usar um produto que a maioria geralmente tem em casa: vinagre.

Basta misturar uma solução com 50% de vinagre e 50% de água, tipo uma xícara de vinagre para uma de água. Molhe um pano e passe nas paredes dos armários. E deixe as portas abertas para secar.

Outra dica legal é deixar pedaços de giz dentro deles. Tem gente que recomenda potinhos de cal, mas é preciso colocá-los num lugar onde não serão virados. Você não vai querer um monte de cal no meio de suas roupas. E há ainda a silica.

Mofo já com crosta

Nas paredes

Água sanitária (também em solução com 50% de água) é recomendada para as paredes, mas cuidado para não respingar em móveis sem verniz, em cortinas ou roupas de cama. Não use esponja dura, pois pode desgastar a pintura. Aplique com um pano ou com a parte mole da esponja.

Faça a limpeza das paredes assim que manchas ou pontinhos pretos começarem a aparecer. Se formar crosta, vai ser ainda mais difícil remover o mofo.

Nos livros

O mofo nos livros pode ser resolvido com outro produto bem caseiro: farinha de milho. Polvilhe-a sobre a área mofada e deixe por alguns dias, para depois retirar.

E, claro, se o sol permanecer, aproveite para abrir as janelas e as portas de sacada. Abra também as portas dos armários e dos guarda-roupas, e deixe o ar circular. Nada melhor para evitar o mofo.

Comentários (7)

  • Amanda diz: 29 de setembro de 2010

    Que tipo de giz deve ser usado?

  • Jorge Luiz diz: 30 de setembro de 2010

    Como tirar o mofo de casaco de couro?

  • Rogério Simioni diz: 30 de setembro de 2010

    Oi Márcia,

    Vi sua matéria e achei interessante, passei para todos os meus consultores aqui na loja, temos uma loja de Planejados (Bontempo) e aqui na cidade com esse tempo que não para mais de chover, temos sérios problemas com umidade e claro o mofo. Quero ver contigo, sempre damos palestra e assuntos variados aos nossos clientes e colaboradores aqui na loja, criando eventos, e tal, você teria interesse em de repente falar sobre assuntos que seriam interessantes como esse a cliente, numa parceria com a loja. Qualquer coisa me mande no e-mail. Grato.

  • Feito em Casa » Arquivo » Como tirar mofo de peças de couro diz: 6 de outubro de 2010

    [...] Nunes demonstra a hidratação do couro de uma jaqueta. Fotos Márcia Feijó Fiz um post, na semana passada, sobre como tirar mofo de armários, paredes e livros. Um leitor me perguntou [...]

Envie seu Comentário