Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aprenda a fazer biscoitos de Natal decorados

19 de novembro de 2010 45


A Oficina Culinária está com uma agenda especial voltada para as festas natalinas, neste mês. Uma das aulas é de biscoitos decorados, que eu acompanhei há alguns dias. E posso garantir: não é só uma delícia vê-los ou comê-los. Fazê-los também proporciona um grande prazer e relaxamento (para quem gosta de cozinha, é claro!).

A professora foi a Valderez Costa, que criou a Oficina com sua filha, Tatiana. Aqui no blog, divido com vocês a receita da massa, um biscoito de mel, e do glacê real, que você vai precisar para decorar os biscoitos.

Logo abaixo há um vídeo onde você pode acompanhar a decoração do Papai Noel e do pinheirinho de Natal que estão na foto acima. Você vai perceber que é muito simples. A Valderez dispensou até mesmo o saco de confeiteiro, usando saquinhos plásticos para aplicar o glacê. E o único bico de confeitar utilizado foi o de folha.

 

Você pode usar as mesmas técnicas de decoração para criar os mais diferentes modelos. Os cortadores, de alumínio ou silicone, você encontra em casas especilizadas em material de festas ou em culinária.

O Caio também aprendeu a fazer biscoitinhos de Natal decorados. Foto Márcia FeijóNo vídeo você pode ver que até eu coloquei, literalmente, a mão na massa na Oficina. Assim como o assistente de conteúdo do DC, Caio Nascimento.

A Oficina Culinária fica na Avenida dos Buritis, 327, Parque São Jorge, Florianópolis.

Fone (48) 3334-0372. Site: www.oficinaculinariafloripa.com.br.

E-mail: contato@oficinaculinariafloripa.com.br.

Dica: em Florianópolis, você encontra os cortadores de biscoito na loja da Ana Spinoza, uma simpática senhora que cujo estabelecimento é um verdadeiro paraíso das cozinheiras. Fica no Vão central do Mercado Público, box 34A. O fone de lá é (48) 3024-5938. 


Biscoito de mel


Ingredientes:

380g de mel

380g de açúcar

125g de manteiga

2 ovos inteiros

1 colher (sopa) de condimentos (noz-moscada, cravo, canelá em pó e gengibre)

10g de bicabornato de sódio

1/4 de copo de água

1,250g de farinha de trigo


Como fazer:

Em uma panela, aqueça o mel com o açúcar, deixe esfriar e junte demais ingredientes, mais o bicabornato dissolvido em 1/4 de copo de água. Misture tudo até formar uma massa homogênea. Espiche a massa com rolo e corte no formato desejado. Colocar os biscoitos em uma forma untada e nefarinhada. Assar em forno médio, pré-aquecido.


Dica: fazer a massa de véspera, pois fica melhor de trabalhar.


 Você pode acrescentar ingredientes adicionais, como 3 xícaras de nozes picadas ou 400g de chocolate meio amargo picado ou 2 xícaras de chocolate em pó.

Usando cortadores de alumínio, você dá diversas formas aos biscoitos


Aqui vai a receita do glacê usado para a decoração:


Glacê real

Ingredientes:

1 clara de ovo

250g de açúcar impalpável

1 colher (sopa) de suco de limão

Como fazer:

Na batedeira, bem lenta, misturar a clara e o limão. Aos poucos vá adicionando o açúcar até obter uma massa homogênea, com aparência de merengue duro.

Acrescentar corante em gel para dar cor.

OBS.: Talvez você precise acrescentar mais um pouco de açúcar impalpável, depois, para recuperar o ponto do glacê.


Atenção: No vídeo, você vai perceber que em certo momento a Valderez adiciona água ao glacê. O recurso foi usado para alguns tipos de decoração onde a superfície o biscoito é totalmente coberta pelo glacê, na primeira etapa, para depois fazer os detalhes. Basta acrescentar alguns pingos de água para deixar o glacê mais fluído, mas cuidando para que não fique mole demais. Coloque pingos de água, mexa o glacê e teste colocando um pouquinho numa espátula ou colher. Vire-a de lado e, se o glacê escorrer lentamente, é porque está no ponto.

Comentários (45)

  • Gabriela diz: 19 de novembro de 2010

    Oi, ali na receita dos biscoitos, quando voce coloca 1 colher de condimentos, é uma colher de cada um daqueles ou devo colocar uma fração de cada até ter uma colher??

  • liseane diz: 20 de novembro de 2010

    Que delícia de blog!!!!!!!Adorei a receita das bolachas…Vou assistir ao vídeo e anotar tudo!!!As forminhas eu compro no Mercado, não é Marcinha???
    Bjos e obrigada!!

    Liseane

  • Márcia V. Weirich diz: 22 de novembro de 2010

    Amei o vídeo e vou fazer pra ve o que da……

  • Gabriela diz: 23 de novembro de 2010

    Márcia,

    Obrigada pela resposta, com certeza farei estas delícias para o Natal!

    Beijos e boa semana!

  • Ieda Gubert diz: 24 de novembro de 2010

    Oi, gostamos muito de ler seu blog, as meninas aqui de Francisco Beltrão- PR, estão tirando váris receitas culinárias e dicas e o que gostam mais é do artesanato… é show!!
    Sucesso…
    Ieda

  • rosangela vasconcelos diz: 30 de novembro de 2010

    parabéns pelo seu blog. Adorei e até fiz a receita de biscoito. Ficou ótimo. Obrigado. Beijos.

  • Feito em Casa » Arquivo » A fantástica fábrica de bolachas diz: 16 de dezembro de 2010

    [...] Veja um vídeo mostrando como confeitar os biscoitos e confira outra receita da Oficina Culinária neste post. [...]

  • karen diz: 23 de dezembro de 2010

    eu posso usar outra coisa no lugar da forma

  • karen diz: 23 de dezembro de 2010

    onde eu axo um pacote de gace pequeno

  • Wanisa d’Avila diz: 27 de junho de 2011

    Oi Marcia, gostei muito do seu blog, que achei navegando por aí. Moro em São José, e realmente Kobrasol não deixa nada a desejar em se tratando de artesanato. Frequentei por muitos anos a Escola Profissional de Campinas,onde aprendi muita coisa boa. Agora estou na Escola de Bela Vista por se mais próximo de minha casa.
    Com relação aos moldes para fazer biscoitos, existem um saquinho de brinquedo com vários moldes vasados de plástico para as crianças brincarem com massinha, que também dá p/ cortar biscoitos com um preço bem menor.
    Na mesma rua do Xandoca, do lado direito, logo no início da rua ,tinha uma loja de materiais para festa, onde dão aulas de como fazer docinhos e confeitá-los. fiz um de cupcake que adorei. Fica aí mais uma dica p/ vc. Um abraço.

  • Eliane diz: 25 de outubro de 2011

    Qual é esse saquinho que você usa para decorar?

    Grata Eliane Latuf.

  • silvia fonseca diz: 29 de outubro de 2011

    depois de feita a massa precisa guarda na geladeira até mo mdia seguinte?

  • silvia fonseca diz: 30 de outubro de 2011

    Fiz os biscoitos porém a massa ao abrir ficou dura demais, embora tenha deixado voltar a temperatura depois que coloquei na geladeira, será que não precisa de mais manteiga?

  • Maria Fernanda Lima diz: 25 de novembro de 2011

    Marcia, adorei o vídeo, pois é olhando que se aprende! Às vezes só a receita não basta, por exemplo como fazer a barba do papai noel com essa textura de bolinhas! Amei, parabéns pela iniciativa, voltarei mais vezes ao blog para ver as novidades :)

    bjos
    Fernanda

  • Sonia Maria Fiorillo diz: 26 de novembro de 2011

    Esse blog é tudo de bom.A muitos anos atr´s quando estive em Curitiba peguei uma receita de biscoitos parecida com a sua, o interessante é que dá para substituir o mel por melado.Fica muito bom.Um abraço.

  • Camila diz: 28 de novembro de 2011

    Boa tarde! adorei sua receita, mas tenho uma dúvida. Para fazer o glacê usa-se clara de ovo crua, isso não tem problema? A gente sempre ouve falar q não devemos usar ovo cru…. dá pra substituir por outra coisa?

  • Especial de Natal com vídeos e passo a passo | Feito em Casa diz: 29 de novembro de 2011

    [...] de Natal decorados - clique aqui (com [...]

  • Andreia Gesser diz: 5 de dezembro de 2011

    oláa, Achei lindos os docinhos, eu gostaria de pegar uma dica contigo, como faço esse docinho sem mel, e se quiser substituir os condimentos por raspas de limao pode?
    Obrigada.
    Andreia.

  • Junior diz: 7 de dezembro de 2011

    Ooi márcia, tudo bem ?? Sou novo aqui no seu blog mas amoo cozinhar faço de tuudo mesmoo !! E tenho só 15 anos !! kkkk
    Queria saber duas coisinhas, a primeira: quantos biscoitos rende essa receita ? (pois acho que vou ter que fazer meia) e a segunda: os biscoitos não amolecem rapidamente ?? ou eles ficam crocantes uns bons dias ??
    Obrigadoo
    Beiju do Junior !!!!

  • Cristiane diz: 7 de dezembro de 2011

    Oi Marcia tudo bem? Amei está receita!!! Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos este glacê demora para secar.Se colocando na geladeira seca mais rápido? E quero fazer para vender, teria uma sugestão de valor?
    Bjs e muito obrigada.

    Cris.

  • Junior diz: 7 de dezembro de 2011

    Ok márcia, obrigado pelas dicas, acho que não vão dar tempo de amolecer mesmoo hahahaha , mas quando eu tiver alguma receitinha da vovó eu mando para vocês postarem aí ok !!
    Háá estava vendo outras receitas, procurando em sites americanos e tudo mais e a sua receita é igualzinha a que os americanos fazer no Estados Unidos, e era bem assim que eu queria, ainda bem que achei aqui no seu blog, tem muitas coisas interessantes e maravilhosaaaaas aqui no seu blog, continue assim !!!
    Beiju do Junior !! =*

  • Biscoito em forma de cupcake para o Natal | Feito em Casa diz: 14 de dezembro de 2011

    [...] Confira um vídeo onde a chef Valderez mostra como fazer a decoração de outros tipos de biscoitos natalinos. [...]

  • catia diz: 15 de dezembro de 2011

    Bom dia!
    Ontem fiz umas bolachinhas hoje estava a pensar decorar com glacé mas como é para oferecer precisava de saber por quanto tempo as bolachinhas ficaram boas!? Também me lembrei de derreter chocolate em banho maria e decorar com chocolate aguentará mais tempo? Só mais uma pergunta dá para pigmentar o chocolate branco com o corante? Desde já agradeço a ajuda e Feliz Natal!

  • Malu diz: 21 de dezembro de 2011

    Eu fiz o biscoito de natal , a massa fica muito fácil de manusear , mas……os biscoitos ficaram ressecados !

  • Guilhermina de Biagi diz: 8 de janeiro de 2012

    Bom dia Marcia! Em primeiro lugar quero desejar a toda equipe um ótimo 2012….
    Tenho al.gumas dúvidas : Açúcar impalpável tem algum outro nome? O gegibre é ralado? O forno médio é 180 graus, quanto tempo + ou -, tenho uma certa facilidade para dar uma torradinha em bolos KKK.
    Desde já agradeço, um abraço.
    Guilhermina

  • solange diz: 8 de janeiro de 2012

    el estol louquinha para faser eu acabei de ler os comentarios

  • Célia Moreira diz: 27 de abril de 2012

    achei lindo e util seu blog

  • adilson diz: 23 de junho de 2012

    oi marcia faço cortadores de bolacha artesanais em aço inox todos os anos no shoping de verao andorinha em itapema na temporada tenho uma variedade de modelos para formatar biscoitos com figuras de animais ,flores etematicos parabens pelo seu trabalho

Envie seu Comentário