Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Doce de figo em calda

14 de dezembro de 2010 0

Fotos Márcia Feijó

Outro doce que eu adoro fazer nesta época do ano é figo em calda. Ele é quase tão fácil quanto o de pêssego, que mostrei aqui. Mas as frutas são bem chatas de descascar e para facilitar este trabalho, o preparo exige uma etapa prévia. Mesmo assim, nada que desanime mesmo uma cozinheira de primeira viagem.

Este doce também é uma ótima opção para decorar os pratos de Natal (me desculpem os figos em calda de lata, bem mais práticos, mas sem muito sabor)

Ingredientes:

2 kg de figo verde

400g de açúcar cristal

1 xícara de açúcar mascavo

cravos da índia a gosto

1 copo de água

OBS.: Você pode substituir o açúcar cristal e o mascavo por 600g de açúcar demerara


Como fazer:

Lave bem o figo e cozinhe por uns 5 minutos numa panela. Escorra a água, seque os figos, coloque num saco plástico e leve ao congelador por no mínimo 24 horas.

Na hora de preparar o doce, retira os figos do congelador e descasque puxando com leveza (ou raspando delicadamente) a casca – ela tem ua textiura semelhante à do tomate, só que mais fibrosa.

Coloque os figos descascados numa panela (eu prefiro as do tipo caçarola, para este tipo de receita) e cubra como açúcar e os cravos. Se tiver tempo, o ideal é deixar descansar por uns 30 minutos. Depois, leve ao fogo, acrescentando a água. Mexa de tempos em temppos e p´reste atenção para não queimar a calda. Quando o figo adquirir um tom verde brilhante e a calda estiver bem desmanchada, está pronto.

Se for para consumir logo, você pode deixar o doce esfriar num prato. Se for guardar, lave bem um vidro e passe água quente antes de colocar o doce. Certifique-se de que está bem vedado. Depois deixe esfriar um pouco antes de levar à geladeira.

E que tal enfeitar a tampa do pote para levar o doce à mesa? Este enfeite da foto eu encontrei na loja Bem Útil, na Avenida Central do Kobrasol. Fone: (48) 3259-2208. Aliás, o local está repleto de artigos natalinos.


Dica: Se o clima estiver quente e você for fazer grande quantidade de doce, melhor tirar os figos aos poucos do congelador para que eles não amoleçam antes de você descascar.


Envie seu Comentário