Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Suco de capim-limão para refrescar

03 de janeiro de 2011 5

Há alguns meses eu estava em São Paulo, num coquetel, entre colegas jornalistas de vários estados, quando um garçon nos serviu um suco de tom verde, muito gostoso. Todos adoraram a bebida, mas não conseguimos chegar a um consenso. Uns disseram que continha capim-limão, outros afirmaram que era de capim ou erva-cidreira, cidró, houve quem jurou que era de capim santo ou cidró.

Na verdade, todos estavam certos. Como acontece com frequência no Brasil, estas são apenas algumas denominações de uma mesma planta, pelas quais ela é conhecida em diferentes regiões do país.

O capim limão, ou cidreira, ou cidró, ou santo... in natura, na horta da D. Lidia Gubert. Fotos Márcia Feijó

Já o suco foi unanimidade: delicioso  refrescante! Ideal para um dia ensolarado. E eu fiquei pensando em reproduzí-lo em casa. Pois em Francisco Beltrão, onde estou, achei capim- limão (vamos chamá-lo assim) fresquinho na horta da D. Lidia, e preparei uma jarra para um legítimo piquinique no quintal. Ficou ótimo!

D. Lidia conta que o capim-limão é bom para pressão alta (deve-se tomar frio) e excelente calmante. Ente seus nomes também estão citronela, campim cheioso e chá de príncipe.

Suco de capim-limão

Ingredientes:

8 folhas de capim-limão

500 ml água

2 limões

açúcar a gosto

Como fazer:

Pique o capim-limão bem pequeno e reserve. Esprema os limões. Coloque o suco de limão, o capim-limão e a água no liquificador e bata. Coe e adoce. Sirva geladinho.

Comentários (5)

  • Sheila diz: 5 de janeiro de 2011

    Fiz e aprovei. Saboroso e refrescante como pede o verão. Obrigada por compartilhar a receita. Abraço!

  • Feito em Casa » Arquivo » As múltiplas finalidades do capim-limão diz: 20 de janeiro de 2011

    [...] atrás postei aqui a receita de um suco maravilhoso usando esta erva. E agora testei uma receita muito legal de massa [...]

  • Receitas de sucos para bronzear, hidratar e refrescar | Feito em Casa diz: 30 de dezembro de 2011

    [...] Capim-limão – tem propriedades analgésicas (veja a recita de suco de capim-limão) [...]

  • Lígia Maria diz: 9 de abril de 2012

    Amei seu blog,uma graça!!!Esse suco é excelente para pessoas estressadas(pois quando a pessoa está estressada não dorme e esse suco é maravilhoso,acalma,tudo fica relax….),para certas alergias provenientes do estress também…Usem sem medo,o limão é muito especial também…Bjus

Envie seu Comentário