Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Festa em preto e branco: faça você mesmo

31 de janeiro de 2011 8

Sabe aquela festinha em casa (ou no salão do condomínio), cheia de amigos queridos, que a gente curte promover? Ela precisa ser muito prática, principalmente quando há apenas uma semana para organizar tudo. Se você for este tipo de kamikaze, vai encontrar dicas que podem ser úteis, neste post.

Primeiro, a decoração/tema – em preto e branco - já foi escolhida para facilitar. É bem fácil encontrar itens para festas (embalagens, bandejas, forminhas, wrapers, louça, acessórios, balões etc..) nestas cores. E basta bem pouco para ficar tudo “très Chanel”, como diria minha amiga Marie.


O que servir? Um buffet de finger food (coisinhas que você pode comer sem talheres) é uma opção fácil para quem não vai contratar serviço de garçom, não possui louça suficiente e não quer passar a festa lavando pratos e talheres.

Se você conta com um aparador – ou mesmo uma mesa que pode fazer as vezes de aparador – pode dispor os seus petiscos em bonitos pratos.

Dica: já deixe os pratos montados na geladeira. Assim você facilita a reposição. Se não tiver muito espaço na geladeira, procure usar pratos não muito pequenos, para não ter que repor muito seguido.

Não esqueça de deixar muitos palitinhos e guardanapos à disposição.

Quer fazer um charminho extra? Enfeite os palitinhos com laços de fita mimosa.

Eles servem para espetar alguns dos acepipes, como os sanduíches fechados e também já enfeitam a mesa colocados em pequenos copinhos – estes são para brigadeiro de colher.



Oferecer finger food não quer dizer servir mais do mesmo. Descobri com a minha irmã Cristiane Feijó – culinarista de primeira que trabalha no ramo em Porto Alegre e é a responsável pelas delícias que você está vendo nest post – que há uma infinidade de sabores desconhecidos a serem explorados. E que podem ser produzidos por uma ou duas pessoas apenas, com um pouquinho de organização – claro.

Dica importante: não deixe para comprar os ingredientes na última hora. garanta com pelo menos dois dias de antecedência tudo o que não precisa ser fresco, como os temperos e frutas secas, por exemplo.

O cardápio destas fotos inclui fatias de pão (italiano e de sanduíche temperado e levemente tostado) com pastinhas (chutney de frutas, queijo gorgonzola e maçã com wasabi), espetinhos de tomates cereja com queijo de cabra (lá no cantinho), sanduíches fechados com pasta de frango e maçã), batatinhas assadas com molho romesco e damascos recheados com gorgonzola, alho assado com creme de ricota e manjericão e guacamole com nachos (Doritos).



Havia ainda um prato típico de festas dos anos 1970 sugestivamente chamado Sacanagem (enroladinho de mortadela Ceratti e cream cheese) – em alguns são colocadas tirinhas de pimenta Dedo de Moça (é bom avisar aos convidados de que se trata, realmente, de uma sacanagem).

No próximo post dou algumas dicas sobre as opções de doces, que fiaram sob a minha responsabilidade.


Comentários (8)

  • Carolina diz: 31 de janeiro de 2011

    Dica preciosa para quem não leva jeito pra cozinha como eu…podias publicar as receitas né? por favor!

  • Rafaela diz: 1 de fevereiro de 2011

    Ficou tudo tão lindo!

  • Carolina diz: 1 de fevereiro de 2011

    Que pena! Mas vou anotar as receitas dos doces sim! Fica então a dica para próximos posts: receitas de pastinhas e afins… beijo e parabéns pelo blog!

  • vivib diz: 6 de fevereiro de 2011

    Eu estava lá e posso confirmar: provei TUDINHO e não sei dizer o que estava melhor. Delícia pura!!!!
    Fim de tarde super gostoso, em ótima companhia, comida maravilhosa e espumantes que me deixaram mais feliz ainda….

  • Flávia diz: 13 de janeiro de 2012

    Obrigada pelas dicas, preciosíssimas!

    Parabéns pelo blog, adorei, vou passar sempre por auqi,

    bjinhos!

Envie seu Comentário