Passei o dia de ontem visitando o Texfair Home – Feira Internacional de Produtos Têxteis para o Lar, que começou na terça e irá até amanhã, em Blumenau, no Parque Vila Germânica. A feira é voltada para lojistas do setor e, andando de estande em estande (são cerca de 100 expositores), deu para ter uma boa ideia de todas as novidades que estarão no mercado em breve.
Aqui vai um resumo do que mais me chamou a atenção por lá.
Ecologia
- O cuidado com a natureza está nos processos de fabricação, na escolha da matéria-prima, nas estampas, nas cores; no aspecto rústico que remete ao linho, à arte rupestre, aos desenhos de renda.
Umm exemplo é a Malha Eco da Altenburg, feita com 50% de algodão e 50% de fibra produzida de garrafas pet recicladas. Em um ano, a produção de Malha Eco utilizou 1,5 milhão de garrafas pet. As cores das peças também são neutras para evitar o uso de água no beneficiamento. As estampas também remetem ao natural.

Outro exemplo é a toalha Bio Bath, da Karsten, feita em algodão reciclado e com amaciamento à base de cupuaçu, que não passa por processo de alvejamento. O algodão é limpo por meio de micro-organismos e o tingimento é feito por enzimas. Desta, infelizmente, não tenho foto.
Vintage
- Tem muita coisa neste sentido, nas formas e acabamentos. O uso do poá, do pied de poule, as listras, os xadrezes, os laços e as rendas (por vezes lembradas por meio de estampas) levam a uma viagem à casa das vovós.
Exemplo: as criações de Laura Masri. A empresa paulista, há 32 anos no mercado, trabalha com homewear de boutique produzido de forma semiartesanal. Explora laços, fitas, frufrus, rendas e fricotes, segundo a própria Laura. Estas peças são da coleção que se chama… Vintage.

A Altenburg também tem uma linha Vintage. Ela coordena poás, listras e outras estampas de forma harmônica.

- O matelassado dos edredons segue os desenhos dos quilts de patchwork.


- O floral ainda está por todo lugar (afinal, é indispensável quando se trata de artigos de cama e mesa), mas ganhou design diferenciado. Como nas coleções Cultural Garden (cama e banho) e Art Décor (de tecidos para decoração, na foto abaixo), da Karsten. Esta última mistura o estilo country americano ao provençal francês.

Outros exemplos de floral nas criações da Buettner:

- A renda volta a fazer parte da decoração da cozinha, em cortinas de meia parede, capas de eletrodomésticos, toalhas e trilhos de mesa. A Beija Flor, de Curitiba, e a Interlar (fotos abaixo), de Joinville, foram duas marcas que apostaram nesta proposta.


Urbano e cosmopolita
- Esta tendência, voltada para o público urbano, tem tudo a ver com o crescente mercado masculino (sim, os meninos também curtem decorar seus cantinhos de modo especial e personalizado).
- Há estampas que lembram camisaria e gravataria, em tons clássicos, como nesta cama montada com peças da coleção Contemporary, da Karsten, voltada para jovens homens e mulheres de negócios.

O exemplo abaixo é da Santista.

- Estampas pixeladas (o plátano na coleção Malha Eco, da Alterburg, na primeira foto do post, é um exemplo) e grafitadas principalmente nos produtos voltados para os segmentos teenager e jovem.
- Uso do índigo.
Fun design
- Estampas e formas engraçadas de animais e objetos de referência oitentista que fazem a alegria dos geeks. As linhas Copa Todo Dia e Table da Copa e & Cia são um exemplo ótimo.

Ao longo da semana conto mais detalhes do que vi na Texfair Home.