Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Geleia gostosa em Quatro Minutos

03 de março de 2011 11


No mês de janeiro, entrou no blog o comentário de um leitor contando que estava fabricando um produto que substitui a pectina no preparo de geleias, e o ofereceu para um teste. O produto, chamado Quatro Minutos, foi enviado pelo correio e no último final de semana eu fiz meus experimentos.


Produção de gelais para testar o produto Quatro Minutos. Foto Márcia Feijó

Usei o Quatro Minutos, que é composto de dextrose, pectina e ácido cítrico, em dois tipos de geleia: de maracujá e de uva. Ambas foram feitas com o suco das frutas. O produto, de origem natural, fabricado pela empresa gaúcha ArRiVer mostrou pontos positivos e negativos em relação à pectina em pó, ingrediente que eu geralmente uso. Mas, em termos gerais, aprovei.

Em primeiro lugar, a pectina em pó é difícil de encontrar. A proposta da Arriver é inserir o Quatro Minutos em supermercados, o que o torna bem mais acessível. Por enquanto ele já pode ser encomendado pelo e-mail sac.arriver@gmail.com. Ou entre no blog do Quatro Minutos para mais informações.

Um dos problemas da pectina em pó é o fato de que ela é difícil de utilizar. Misturada em líquido, tanto frio quanto quente, ela embolota. É preciso misturá-la ao açúcar da geleia para acrescentá-la à fruta. Mesmo assim, é preciso misturar bem o conteúdo para que não forma bolotas. O Quatro Minutos também deve ser misturado no açúcar antes de acrescentar a geleia, mas ele não embolotou.

Sobre a consistência do produto, percebi que foi preciso uma quantidade maior do que a indicada na embalagem  para que dê aquela textura gelatinosa. Mas é questão de ir experimentando e adequando. Assim como a pectina em pó pura é preciso ter muito cuidado ao acrescentar, para que a geleia não endureça demais.

Geleia de maracujá com Quatro Minutos. Com 500 ml de suco e meio saquinho, ficou muito mole e precisou acrescentar mais um pouquinho.

Se você gosta de uma consistência mais firme, é só acrescentar mais um pouco de Quatro Minutos.  

Mas tome cuidado ao acrescentar mais Quatro Minutos ou pectina. Leve em consideração que a geleia vai ficar ainda mais firme depois de fria. Esta passou do ponto.



Geleia de uva feita com Quatro Minutos.

 Geleia de uva feita com pectina em pó

Não sei se é impressão minha, mas achei que a geleia de uva com o Quatro Minutos preservou mais o sabor da fruta, não ficando tão doce quanto à versão feita com pectina em pó. Se usarem, depois me digam se concordam.

O Quatro Minutos vem embalagens de 40g. Conforme a indicação do rótulo, cada pacote rende de 2 a 3 quilos de geleia. O fabricante me informou que pretende mudar a embalagem, subdividindo o total do produto pela metade. Assim você pode fazer uma quantidade menor de geleia por vez.

Por fim, a embalagem traz instruções bem claras de preparo com as mais diversas frutas, com tabelas de quantidades e outras dicas. E ainda explica a diferença entre geleia e confiture. Aqui no Brasil costumamos chamar tudo de geleia (ou diferenciamos como geleia e doce). Geleia, na verdade, é feita com o suco de frutas, enquanto confiture inclui a polpa. Tem ainda a compota de frutas… Mas este já é um outro post…

Em tempo: o nome Quatro Minutos refere-se ao tempo gasto para cozinhar a geleia. É vapt vupt.

Como fazer geleia com Quatro Minutos (conforme indicação na embalagem):

Coloque os frutos ou suco numa panela sobre o fogo.

Numa xícara, misture o conteúdo do saquinho com 3 colheres de sopa de açúcar e vire essa mistura sobre os frutos (ou suco) mexendo com uma colher de pau.

Quando levantar fervura conte 2 minutos e junte o açúcar e uma colher de chá de manteiga. Misture e depois que ferver novamente, conte mais 2 minutos mexendo sempre.

Desligue o fogo, retire a espuma (se houver) e distribua em vidros previamente fervidos.

 

 

Comentários (11)

  • alexandra diz: 15 de março de 2011

    Olá,
    me interessei pelo produto quatro minutos. enviei e-mail logo cedo e não respondem. não tem telefone divulgado, nada…
    preciso deste produto para fazer uns testes em receitas. onde mais posso encontrar?
    no aguardo,

    obrigada,
    Alexandra.

  • ArRiVer diz: 25 de março de 2011

    Olá!
    O site da ArRiVer está no ar desde 18/03!
    Estamos felizes de ter atendido você Alexandra, esperamos seus comentários depois que experimentares o produto Quatro Minutos!
    Abraços,
    ArRiVer.

  • Mário Ribeiro do Amaral diz: 6 de abril de 2011

    faço geleias caseiras gostaria de adquirir o quatro minuto, como devo fazer?

  • Geleia fácil com Quatro Minutos | Feito em Casa diz: 16 de maio de 2011

    [...] mês de março apresentei aqui o produto Quatro Minutos, à base de pectina, que possibilita fazer geleias (somente com o suco da [...]

  • Sidney diz: 4 de junho de 2011

    Pessoal
    Tenho uma sugestão para usar a pectina sem que ela empelote:Coloque em um copo a pectina em pó, adicione pequena quantidade de álcol de cereal, suficiente para umidecer bem (liquido) e em seguida adicione água agitando bem. Se não tiver álcool de cereal pode ser usado vodka.

  • Dedé Lenk diz: 4 de outubro de 2011

    Olá pessoal azedor”de geléias!

    Bem, eu também sou uma de vcs!!
    Fiz muita geléia prá minha família, já que moram os num país com tanta variedade de frutas!
    As receitas tradicionais sempre diziam quase que 1 por 1 na quantidade de fruta/açucar! Isso para nosso gosto era demais, além do tempo excessivo da cocção que acabava com a cor, sabor e vitaminas!
    Uso um produto da Alemanha que acho deve ser similar ao da 4 minutos que estou conhecendo hoje!
    Acontece que agora faço geléias para venda e sempre esperar pela pectina alemà não dá!!
    Eu uso uma na proporção de 1 K de fruta para 350 grs de açucar, 5 minutos de cozimento, é bárbaro!
    Os ingredientes são os mesmos da 4 minutos !
    Alguém sabe me dizer a proporcão de açucar necessária para a da 4 minutos?
    Abraço, Dedé Lenk

  • Receita de geleia de morango, cereja e vinho branco | Feito em Casa diz: 5 de dezembro de 2011

    [...] 2 colheres (sopa) de pectina ou 1 colher (sopa) de 4 Minutos (leia mais aqui) [...]

Envie seu Comentário