Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Apple tart para o dia de Saint Patrick

16 de março de 2011 5
 Foto Márcia Feijó

Assim como nos Estados Unidos, a torta de maçã – ou apple tart – faz parte da culinária tradicional irlandesa. E como amanhã é dia de São Patrício, ou Saint Patrick’s Day, comemorado pelos descendentes de irlandeses em todo o mundo, decidi postar como homenagem esta receitinha que testei em casa no final de semana.

A massa é muito fácil de fazer, levando basicamente farinha de trigo, margarina, sal e água gelada. E não precisa bater nada.

O recheio é idem no quesito facilidade. Só vai no fogo depois de montada a tortinha.

Reprodução internet

Ao invés de montar uma torta das grandes, como as que a mãe do Piggle Winks faz, criei minitortinhas. Assim, cabem na lancheira da garotada. (Aliás, o desenho animado protagonizado por  Piggle, chamado Jakers!, tem justamente uma fazenda irlandesa como cenário. E uma das coletâneas em DVD que o meu filhote adora traz uma história sobre a famosa torta de maçã da Senhora Winks.)

Há outro excelente motivo para fazer estas tortas aqui em Santa Catarina: as maçãs de São Joaquim. Na minha receita de miniapple tart, usei um “carregamento” que a Rose nos trouxe de lá. As frutas estão deliciosas, com acidez e doçura na medida certa para este tipo de receita. 

Então, chega de blá blá blá e aqui vai a receita.

 

Apple Tart miniatura para o Dia de Saint Patrick

Ingredientes da massa:

4, 5 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

6 colheres (sopa bem cheias) de margarina

1 xícara de água gelada

 

Ingredientes do recheio:

6 maçãs

1 xícara e açúcar

1 colher (chá) de canela

1/2 colher (chá) de noz moscada

raspa bem fina da casca de 1 limão

 

Você também vai precisar de 1 gema de ovo e 1 colher de leite misturadas, para pincelar a massa antes de assar.

 

Como fazer a massa:

Misture a farinha, o sal e a margarina num recipiente. Amasse com as mães dando pequenos beliscões (como se você estivesse fazendo uma farofa para cuca). Misture a água gfelada aos poucos, semopre amassando, até conseguir formar uma bola de massa. Reserve na geladeira por uns 15 minutos, enquanto você faz o recheio.

 

Como fazer o recheio:

Descasque as maçãs e pique em tirinhas curtas e finas, descartando o miolo. Misture num recipiente com os demais ingredientes do recheio.

 

Como montar:

Unte e enfarinhe as forminhas. Enfarinhe a mesa e abra a massa com um rolo. Corte 12 círculos que cubram todo o fundo da sua forminha, a altura terais da lateral e ainda tenha mais 1 cm de margem. Corte 12 cpirculos do tamanho exato das suas forminhas. Forre o fundo das formas com os círculos maiores. Encha com o recheio. Acomode o círculo maior sobre recheio. Dobre as bordas excedentes sobre a massa que faz as vezes de tampa, tordendo-as levemente. Pincele a massa com a mistura de gema e leite. 

Importante: antes de assar, faça pequenos cortes na tampa da torta. Eles dão aquele ar tradicional à torta, não é? Mas nãos ervem só para isso. Permitem que a torta “respire” – ou seja, que o recheio solte o vapor enquanto ela assa.

    

OBS.: Você vai precisar de 12 forminhas de tortinhas com fundo removível.

 

Dica: experimente servir as tortinhas com sorvete. Ou, nos dias frios, acompanhadas de um chá quente. Divida as quantidades ao meio e você terá 6 tortinhas.

 

Quer saber o que rola de programação de Saint Patrick’s Day nos bares de Floripa? Clique aqui.



Comentários (5)

  • Alice diz: 16 de março de 2011

    Oi ,
    Adorei a receita e quero fazê-la nesse final de semana, mas só tenho forminhas sem fundo removível, será que dá pra fazer ?
    AS suas ficaram lindas.
    Abraços
    Alice

  • Feito em Casa » Arquivo » Torta rápida com recheio aproveitado diz: 29 de março de 2011

    [...] massa que ensinei a fazer aqui há alguns dias, para tortinhas de maçã, revelou-se muito [...]

  • renata diz: 29 de março de 2011

    Oi Marcinha, não sabia do teu lado mestre cuca. Tu tá uma graça de avental! Eu tenho uma personagem chamada Dona Fausta sobre o universo da comilança no Diário do Litoral de Itajaí. Um dia te mostro.
    Beijocas

Envie seu Comentário