Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cupcake para o Dia de São Patrício

17 de março de 2011 3

Me empolguei total com o tal Dia de São Patrício, o Saint Patrick’s Day irlandês. Mas no post de ontem acabei não explicando quem é São Patrício. Ele nasceu na Grã-Bretanha e tornou-se padroeiro da Irlanda. Resumindo: depois de ser vendido como escravo neste país, fugiu, mas retornou após tornar-se religioso, para catequizar o povo de lá.

E qual o por quê dos trevos? É que São Patrício usava-os para explicar a Santíssima Trindade, em suas pregações.

Não sou exatamente devota de São Patrício, nem descendente de irlandeses - mas curto muito algumas bandas de lá e,  principalmente, os livros da Marian Keys. E como adoro trevos e a cor verde, resolvi fazer uns cupcakes especiais para hoje. São duas receitas.

Foto Márcia Feijó

Para estes cupcakes usei uma receita de cupcake. A cobertura é glacê real branco básico e os trevinhos são confeitos que você encontra em casas de artigos para festas e culinária.


Irish Cucpake de limão

Ingredientes:

125 g de farinha de trigo peneirada

1 colher (chá) e fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbornato de sódio

1 pitada de sal

1 ovo

50 g de manteiga

125g de açúcar

1 pote (170g) de iogurte natural cremoso

1 limão


Como fazer:
Raspar a casca do limão e reservar. Extrair o suco do limão e reservar. Num recipiente, misturar os ingredientes secos: farinha de trigo, sal, fermento e bicarbornato de sódio. Reserve. Em outro recipiente, bater bem o ovo. Misturar a manteiga e continuar batendo. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Colocat o iogurte e o suco de limão na mistura. Acrescentar os ingredientes secos aos poucos, mexendo sempre. Por último, acrescentar as raspas de limão e mexer delicadamente, incorporando à massa. Colocar nas forminhas para cupcakes e levar ao forno pré-aquecido (180 graus). Assar por cerca de 25 minutos até que a massa esteja crescida e dourada.

Fazer a cobertura com o glacê, usando um saco de confeitar com bico de pitanga grande, e decorar com os trevinhos.

Rende cerca de 10 cupcakes.

Irish Cucpake de menta

Nesta outra versão, a base é a mesma receita acima. Apenas retirei as raspas de limão, diminui o suco de limão pela metade (usei o suco de meio limão) e acrescentei 1 colher (sopa) de essência de menta.

A cobertura foi feita com um ganache de chocolate branco bem básico. E os confeitos de trevos são os mesmos.

 

Quer saber o que rola de programação de Saint Patrick’s Day nos bares de Floripa? Clique aqui.




Comentários (3)

  • Polliana diz: 17 de março de 2011

    Queri, já acompanho o teu blog a um bom tempo, adoro o jeito que tu escreve, depois que falou dos livros de Mariana Keyes, descobri mais uma coisa em comum!
    Adoro os livros dela!!!
    Beijão e continua sempre mostrando as novidades no mundo culinário pra nós ta?

  • vivi diz: 21 de março de 2011

    Oi Polliana,
    também temos algo em comum: você adora a mariana keys, como a marcinha, e eu adoro os cupcakes da marcinha!!! desses dois, só provei um, o de menta com chocolate branco em cima…. é bom demais!

Envie seu Comentário