Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Os 9 mandamentos de um bom peixe

24 de março de 2011 0
O Caminhão do peixe começou a circular ontem pelos bairros de São José. Foto Charles Guerra
Chega março, Quaresma, quase indo para a Páscoa, bate aquela vontade de comer um peixinho. E já que falamos sobre o projeto Caminhão do Peixe, no post abaixo, acredito que seja uma boa hora para desvendar o grande mistério que nada ao redor deles: como escolher um bom peixe.


Pode parecer algo complicado para os leigos, mas existem algumas regras que podem ajudar a fazer a coisa certa.
Então, vão aqui a tábua dos 9 mandamentos para a escolha de um bom peixe.
Fica frio aí


Em primeiro lugar, os peixes devem ser mantidos sob refrigeração ou envoltos em uma espessa camada de gelo, mesmo que sejam frescos.

Encare-o de frente

Os olhos de um peixe fresco jamais se encolhem nas órbitas. Eles devem estar brilhantes e salientes, sem pontos brancos no centro.

Saradão é bem melhor

Se tiver um saquinho de plástico à mão, coloque na mão e verifique a textura. A carne deve ter elasticidade e não soltar dos ossos facilmente.

Pele descamando não

As escamas também devem estar resistentes, além de parcialmente transparentes e brilhantes.

Tudo vermelho

Aproveite e investigue as brânquias. Vermelho é a cor delas. Se perceber um líquido pastoso (muco), isto não é bom sinal.

Meta a mão nas guelreas dele

Um peixe de boa procedência oferecerá resistência a este seu ato invasivo. A pele sobre as guelreas deve ser rígida e também devem estar vermelhas na parte interna, com vasos sanguíneos cheios.

Era um peixe sem máculas

A pele precisa ser úmida e também demonstrar elasticidade. Sem manchas, cortes ou furos.

Gélido e sem frescuras

As mesmas dicas valem para o peixe congelado. Confira ainda se a embalagem não contém acúmulo de líquido e se o peixe não está mole – sinal de que está descongelando ou foi descongelado.

Diga-me onde vives e te direi quão congelado estás

Observe ainda o balcão frigorífico. Se tiver água ou gelo concentrado em alguns pontos, é porque este não teve a temperatura ideal mantida. Ou seja, ficou desligado ou com temperatura inadequada quando não tinha movimento no mercado.


Confira a programação do Caminhão do Peixe no post abaixo.


Envie seu Comentário