Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como escolher o peixe para Sexta-feira Santa

18 de abril de 2011 1
Foto Fabrizio Motta
 
A Sexta-feira Santa está chegando. Então, antes de seguir para a peixaria, vamos recapitular os 9 dicas para comprar um bom peixe:
 
Fica frio aí

 Em primeiro lugar, os peixes devem ser mantidos sob refrigeração ou envoltos em uma espessa camada de gelo, mesmo que sejam frescos.

Encare-o de frente

Os olhos de um peixe fresco jamais se encolhem nas órbitas. Eles devem estar brilhantes e salientes, sem pontos brancos no centro.

Saradão é bem melhor

Se tiver um saquinho de plástico à mão, coloque na mão e verifique a textura. A carne deve ter elasticidade e não soltar dos ossos facilmente.

Pele descamando não

As escamas também devem estar resistentes, além de parcialmente transparentes e brilhantes.

Tudo vermelho

Aproveite e investigue as brânquias. Vermelho é a cor delas. Se perceber um líquido pastoso (muco), isto não é bom sinal.

Meta a mão nas guelreas dele

Um peixe de boa procedência oferecerá resistência a este seu ato invasivo. A pele sobre as guelreas deve ser rígida e também devem estar vermelhas na parte interna, com vasos sanguíneos cheios.

Era um peixe sem máculas

A pele precisa ser úmida e também demonstrar elasticidade. Sem manchas, cortes ou furos.

Gélido e sem frescuras

As mesmas dicas valem para o peixe congelado. Confira ainda se a embalagem não contém acúmulo de líquido e se o peixe não está mole – sinal de que está descongelando ou foi descongelado.

Diga-me onde vives e te direi quão congelado estás

Observe ainda o balcão frigorífico. Se tiver água ou gelo concentrado em alguns pontos, é porque este não teve a temperatura ideal mantida. Ou seja, ficou desligado ou com temperatura inadequada quando não tinha movimento no mercado.

Comentários (1)

  • Tem lanço de tainha no Gastronomia | Feito em Casa diz: 1 de julho de 2011

    [...] no blog também tem dicas de como escolher o peixe, mais informações sobre o preparo e a receita da Tainha [...]

Envie seu Comentário