Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Emergência bacalhau. Como dessalgar de hoje para amanhã?

21 de abril de 2011 0

Se você deixou para comprar o bacalhau do almoço de amanhã na última hora, como eu, e não achou a opção já dessalgada, está com problemas. O dessalgue normal de uma posta com altura média leva cerca de 24 horas. Então, você vai precisar apressar a operação.

Um dos métodos que se encontra pesquisando rapidamente na internet é deixar sob fio de água constante por 12 horas. O quê?? Qualquer um que pense ecologicamente vai achar esta alternativa horrível.

Deixar dessalgar fora da geladeira é outra opção rápida, mas o bacalhau pode estragar se estiver quente.


O livro Sebastiana Quebra-Galho também ensina um truque para quem esqueceu que precisava colocar o bicho de molho. De acorda com ele, é preciso levá-lo  ao fogo e aferventar com bastante água e de 2 a 4 colheres de sopa de sal (tem certeza Sebastiana???), de acordo com a quantidade de bacalhau. Depois escorrer , escaldar em água fria e tornar a levbar ao fogo com bastante água fria e sem o sal (é né…) para nova fervura. Escorre de novo e verificar o sal. se necessário dar mais fervuras sempre com água pura e sem sal. Alguém quer testar essa?


Eu vou fazer o que a minha amiga Keli me ensinou: trocar a água de tempos em tempos, entre hoje e amanhã. Também ajuda cortá-lo em postas menores, embora o determinante seja a altura da posta e não sua largura, conforme o que achei na minha googlada.

Há ainda uma opção de emergência se, amanhã, você perceber que o sal continua demasiado: cobrir o bacalhau com leite e fervê-lo.

Boa sorte para você e para mim. Depois conto se deu certo.

Se a meta for fazer o bacalhau para o jantar, fica mais fácil. O bacalhau desfiado leva apenas 6 horas para dessalgar pelo método normal, mergulhado em água gelada.


Envie seu Comentário