Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de abril 2011

Trufas imperam como sobremesa do casamento real

29 de abril de 2011 1

As trufas predominaram mesmo entre as sobremesas oferecidas no buffet do casamento do século. (Leia mais aqui.) Portanto, já fiquem sabendo que serão elas as estrelas da maior parte das bodas mundo afora, por um bom tempo. 

Foram servidas trufas de ganache de chocolate branco e escuro, além de praliné de chocolate ao leite com nozes, conforme as informações divulgadas pelo Palácio. Creme brulé de ruibarbo, tarteletes de framboesa e praliné de maracujá foram outras delícias oferecidas aos 650 convidados.

O cardápio, como todo o restante da cerimônia, ficou entre o requinte e um desejo de aparentar simplicidade. Havia salada de caranguejos da Cornualha, terrina de pato com chutney de frutas, rolos de carne com recheio de queijo de cabra e nozes carameladas, salmão defumado escocês em blini de beterraba, torta de aspargos, agrião miniatura, aspargos com molho holandês, lagostins escoceses com maionese de limão e cogumelos selvagens. Mas também pratos aparentemente muito simples, como palitos de queijo e ovos de codorna (este com sal de aipo).

Para saldar o casal, champagne Pol Roger NV Brut Réserve.

E eis aqui as imagens dos belíssimos bolos do casamento. O branco, criado pela cake designer Fiona Cairns, foi o escolhido por Kate. O de chocolate é o preferido, desde a infância, do Príncipe William. A receita é exclusiva da coroa britânica, mas sabe-se que vai biscoitos triturados na massa.

 Reprodução do site da Família Real Britânica

Reprodução site Família Real

  

Reprodução internet

 

Reprodução do site da Família Real Britânica

Olha o peixe!

29 de abril de 2011 2

Sexta-feira Santa já passou, mas comer pescado faz bem para saúde em queluer dia e o Caminhão do Peixe segue circulando pelos bairros de São José.

Ele fica estacionado das 7h30min às 12h.

O itinerário da próxima semana é este:

3/5 – Pátio da Secretaria de Infraestrutura – Bairro Areias

4/5 – Em frente ao Ginásio Zanelatto – Bairro Jardim Zanelatto

5/5 – Em frente Igreja Católica Nossa Sra. Aparecida – Bairro Roçado

6/5 – Centro Educacional Municipal Araucária – Bairro Serraria

7/5 – Em frente ao Colégio Municipal Barreirão – Bairro Ipiranga

 

Entre os dias 9 e 14 de maio, o veículo frigorífico estará em manutenção.

Já experimentei as postas de cação (ensopadadas) e o filé empanado feito com uma mistura de peixes. Aprovado!

No caminhão você também encontra iscas de peixe, casquinhas de siri, postas de espada, gordinhos, linguados eviscerados e sardinhas, entre outros.

Maio na Oficina Culinária

28 de abril de 2011 0

 


 

Aqui vai a programação de maio da Oficina Culinária.

Além de cupcakes, macarons e doces finos, o calendário está cheio de opções de salgados e também desvenda técnicas de confeitaria.

 

Dia 2 – Doces finos, às 19h

Dia 3 – Doces finos, das 9h30min às 12h30min

Dia 3 – Cupcakes, às 14h

Dia 4 – Salgadinhos finos I, às 14h

Dia 4 – Bem-casados, bem-comemorados e bem-vividos, às 19h

Dia 5 – Culinária: Menu completo, às 19h

Dia 6 – Cupcakes, das 9h30min às 12h30min

Dia 9 – Doces Finos, às 14h

Dia 10 – Culinária: Sopas e cremes, das 10h30min às 12h30min

Dias 10 e 11- Bicos de confeitar e pasta americana, às 19h

Dia 16 – Doces finos inéditos, às 14h

Dia 16 – Festival de trufas, às 19h

Dia 17 – Doces finos, às 14h

Dia 17 – Culinária: Menu completo, às 19h

Dia 18 – Tortas tradicionais, às 19h

Dia 19 – Salgadinhos finos II, às 14h

Dia 21 – Doces finos para iniciantes, das 10h às 18h

Dia 23 – Doces franceses I intensivo, das 10h às 18h

Dia 24 – Culinária: cardápio do dia-a-dia, das 10h30min às 12h30min

Dia 24 – Macarons: doces finos franceses, às 19h

Dia 25 – Tortas salgadas II, às 14h

Dia 25 – Cupcakes: Os mais vendidos, às 19h

Dia 26 – Culinária: Massas frescas, às 19h

Dia 31 – Pães II, às19h

 

Contatos:

www.oficinaculinariafloripa.com.br

(48) 3334-0372



O bolo preferido do Príncipe William

28 de abril de 2011 0

Reprodução internet

Falando em doces do casamento real, o bolo escolhido pelo Príncipe William, conforme o que já foi revelado, é o seu preferido desde a infância. Leva biscoitos – os Rich Tea, produzidos pela McVities – e chocolate. Reprodução internet

A receita é mantida em segredo, por ser exclusiva da família real. Mas com estes ingredientes dá para imaginar que se trata de algo semelhante a um pavê ou charlotte. Um pavê bem chique, claro. ;0) Mas mesmo para o casal que está quebrando vários protocolos, servir pavê no casamento seria bem pouco real, né?

Porém, como a BBC divulgou um pequeno detalhe – os biscoitos desta torta são quebrados - não seria nem charlotte nem pavê. Observando a foto do chef Paul Courtney, trabalhando em testes na fábrica da McVities, alguém arrisca um palpite sobre a receita? Eu apostaria em algo parecido com um superbrownie.

O Cake designer Paul Courtney trabalhando na fábrica da McVities. Reprodução internet

 

Pela internet já pipocam palpites, como este:

 

Já o bolo escolhido por Kate Midleton teria várias camadas, incluindo frutos cristalizados; adornos de flores comestíveis: rosas inglesas, trevos irlandeses, narcisos galeses e cardo escocês; e cobertura em branco e creme. Este será feito pela cake designer Fiona Cairns.

Presentes fofos para a mamãe

27 de abril de 2011 2

Na sexta-feira e no sábado desta semana será realizada em Florianópolis a segunda edição do Handicraft Bazar, com foco no Dia das Mães. Estarão à venda produtos como nécessaires, bolsas, cupcakes, mandalas, acessórios, almofadas, slings, cartões e objetos de biscuit. Tudo feito à mão.

Entre as marcas presentes estarão a Fofysfactory e a Mãe Canguru. O encontro será na sede do Conselho Comunitário do Parque São jorge ( Rua Vera Linhares de Andrade, ao lado do posto policial). Das 14h às 21h.


Feliz Dia da Doméstica! Para ela e para você, se conseguiu uma

27 de abril de 2011 3

Reprodução internet

Acabei de saber que o hoje é Dia da Doméstica! Gente, se você tiver uma e estiver contente com o trabalho dela (e), abrace-a (o) muito e acenda uma vela em agradecimento para seu santo protetor . E não esqueça de observar bem os direitos dela (e). Se não souber quais são, vai uma dica aqui.

Não há profissional competente mais difícil de se encontrar em Florianópolis/São José – seja diarista ou mensalista – do que nesta área. Eu já passei por tantos percalços em busca de uma boa empregada doméstica que daria para escrever um livro – ou fazer outro blog – só sobre este assunto. No ano passado, por exemplo, fiquei dois meses e meio em busca de uma. Passei por duas agências. Perdi as contas de quantas entrevistas e testes fiz.

Quando converso com outras pessoas que necessitram deste profissional, ouço exatamente as mesmas questões. As candidatas que aparecem não possuem um preparo ou simplesmente não gostam do que fazem. E, acreditem, é preciso gostar, sim, ter talento, aptidão e muita paciência – esta, de ambos os lados, claro. Não fiquem pensando que só é empregada doméstica quem não conseguiu fazer outra coisa na vida. É preciso valorizar um trabalho que a gente muitas vezes não conseguiria fazer tão bem.

E trata-se de uma relação delicada esta entre patrões e empregados domésticos, que mescla intimidade e profissionalismo. Um contrato de trabalho, sim, mas onde o contratado passa o dia – se não a noite também – na sua casa e na maioria das vezes cuida de seus bens mais preciosos: seus filhos.



Doçuras de um casamento real

27 de abril de 2011 1

Reprodução internet

Achei no blog Planejando Meu Casamento esta imagem que seria dos testes dos docinhos do casamento do príncipe William e de Kate Middleton. Parecem simples trufas de chocolate branco e preto. Agora, vai saber que ingredientes maravilhosos não deve ter?!

De qualquer forma, trufas são uma bela opção para casamento. E você pode adequar o material utilizado ao seu orçamento. No lugar de brandy inglês, que tal uma trufa de caipirinha?

Mas caprichar no visual delas é lei, seja você da Família Real ou plebeu. Em casas especializadas em festas, é possível encontrar opções bem bonitinhas.

A cake designer do casamento real

26 de abril de 2011 0

Que febre esse casamento do Príncipe William com Kate Middleton hein?! E certamente tudo o que aparecer naquela mesa de doces vai virar opção número 1 em todas as listas de desejos das noivinhas pelo mundo afora.

Rui Vieira, AFP

O negócio é prestar atenção no que a cake designer Fiona Cairns irá criar, para depois tentar adaptar para o açúcar refinado nosso de cada dia - que, para falar a verdade, é bem mais real que a deles. :lol:

Agora, já adianto que não vai ser tarefa nada fácil. Olhem só as imagens que estão no site de Fiona Cairns.

 

Reprodução site Fiona Cairns

Reprodução site Fiona Cairns

 

Reprodução site Fiona Cairns

Reprodução site Fiona cairns

Reprodução site Fiona Cairns 

Maio dos bem-casados

25 de abril de 2011 0

Reprodução internet

A Páscoa passou, abril está quase no fim e lá vem maio, tradicionalmente considerado mês das mães e das noivas.

Sobre este último quesito talvez o mês de maio já não possua hegemonia, mas ainda é época de muitos casamentos. E eu ando assanhadíssima para aprender a fazer uma delícia que voltou a estar presente nestas cerimônias: os bem-casados, geralmente oferecidos como lembrança aos convidados, ao fim da festa. Pois, como o próprio nome já demonstra, trata-se de um doce cheio de significados.

Reprodução internet

Aliás, a professora de culinária Valderez Osório – que é mestra em doces de casamento – me contou dia desses que muitas mães estão procurando aprender a fazê-los justamente para presentear as filhas. (Depois querem me convencer que este tipo de tradição já acabou… Já pensou que lindo uma mãe fazer os bem-casados para o casamento da própria filha?)

E ontem, circulando pela internet em busca de imagens, encontrei opções muito lindas. Embora existam opções diferenciadas, os bem-casados são geralmente embalados em papel crepom, tecido ou caixinhas de madeira. Só com estes três materiais já é possível soltar a imaginação e criar peças muito delicadas de fazer babar o convidado.

Reprodução internet

 

PS.: Tem gente que acha bem-casado brega. Tem gente que acha casar em maio brega. Tem gente que acha que brega é casar. Então,  faça o que sempre teve vontade.


Como evitar um quiabo babão

22 de abril de 2011 2


Reprodução internet

Faz anos que não como quiabo – os melhores que já comi eram feitos pela minha Tia Neusa – e resolvi arriscar comprar uma bandejinha para fazer no almoço de hoje. Sempre ouvi falar na tal da baba, que muita gente não curte e fui pesquisar um jeito de me livrar dela.

A dica da Tia Neusa é aferventar o quiabo com uma colher de vinagre na água. Depois, é preciso dar uma raspadinha leve nele, para tirar aquela pele mais áspera. Se o meu ficar com 50% do sabor do quiabo que ela faz…

O livro Sebastiana Quebra-Galho apresenta outro método de eliminar a baba: antes de cortá-los ou lavá-los, pingar sobre eles o sumo de um limão (ou vinagre), envolvê-los bem neste líquido e deixá-los nele por uns 15 minutinhos. Depois, é só lavá-los em água corrente, secar bem e cortar em rodelas sem mergulhá-los mais na água.


PS.: Até que ficou ajeitadinho o meu quiabo de Sexta-feira Santa. Olhem só a foto. A baba saiu quase toda usando o método da Tia Neusa. Refoguei com tomate, cebola e minicenourinhas. Depois joguei um pouco de tempero verde por cima. Acompanhou bem o cação ensopado.