Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alguns lances sobre a tainha

02 de junho de 2011 19

Foto Caio Marcelo

Com a fartura de tainha dos últimos dias, pensei em relembrar aqui uns lances interessantes sobre este peixe tão famoso em Florianópolis.

- A tainha pode ser preparada de várias formas: grelhada, assada, frita e ensopada.  Li no livro de um famoso chef italiano que somente as melhores tainhas devem ser assadas. Mas afirmo que nunca tive problemas em assar qualquer tainha. Acredito que o peixe se preste muito bem para este modo de preparar. A tainha grelhada é outra preferência manezinha.

- Se tiver alguém que limpe o peixe para você, aceite. Limpar o peixe em casa não é impossível, mas dá uma trabalho tremendo se você não tem os equipamentos apropriados.

- Para eviscerar a tainha, você vai precisar de uma faca para peixes ou de uma faca pequena de cozinha bem afiada. Coloque o peixe de lado sobre a tábua e faça uma incisão rasa no ventre, da cauda até a cabeça. Retire as vísceras e guelras. Lave bem a cavidade, eliminando sangue e vísceras que restarem.

- Se não tiver um descamador, use o lado não afiado da lâmina da faca para raspar a pele. Prepare uma superfície forrada com plástico ou jornal para trabalhar, pois as escamas poderão se espalhar por um certo perímetro à volta do peixe (maior ou menor dependendo da sua habilidade :0) Segure o peixe pela cauda e raspe em direção à cabeça.

- Se for rechear a tainha, retire a espinha também. Abra mais o peixe e solte as vértebras da carne com uma faca afiada, dos dois lados. Corte a espinha junto à cabeça e à cauda. Então, arranque-a da carne puxando a partir da cauda.

- Se for congelar o peixe, é melhor eviscerá-lo antes. Do contrário ele irá durar menos.

- A recomendação tradicional é temperar a tainha apenas com limão, sal e azeite. Mas, confesso, eu não resisto. Gosto de preparar uma composição de ervas e aplicar no peixe antes de assá-lo. Uso folhas frescas de alfavaca (bem pouco), tomilho e alecrim. Trituro tudo, misturo ao sal e ao suco de limão. Depois aplico em toda a extensão da tainha, já limpa, por dentro e por fora. Por fim, rego com o azeite. Para o recheio costumo preparar um molho de camarão. Pode não ser o mais tradicional, mas fica bem gostoso.

- Eu não entendo nada de vinhos, mas meu marido Jacy, que é um apreciador, sustenta que a tainha harmoniza bem com vinhos brancos. As uvas podem ser chardonnay ou sauvignon blanc, de acordo com ele.

Comentários (19)

  • Mac diz: 2 de junho de 2011

    Os apreciadores da tainha podem experimentá-la da seguinte forma:
    Em postas, fritas e colocadas ao fundo da panela com molho de soja e raspas de gengibre com alho fazendo um molho com pouco açúcar por cima.
    Comer com arroz branco e um bom riesling ou saquê….UFA!

  • Kauly fernandes diz: 2 de junho de 2011

    Para min vocês são muito cheios de frescura, o negócio é usar somente o limão galego e sal a gosto, ou seja, coisa da ilha e não de fresco.
    Abraço!

  • manezinho de pomerode diz: 2 de junho de 2011

    Desse jeito também é muito bom: cozinhar uma penela de feijão normalmente e quando o feijão estiver quase pronto coloque na panela postas de tainha para cozinhar junto, obs. não cozinhar muito para não desmanchar as postas, coitado do cachorro…..rsrs

  • Jaqueline Costa diz: 2 de junho de 2011

    Tainha no feijão não tem coisa melhor e muito bom .Márcia tenta fazer pra voce provar e muito bom ah não esqueci de colocar umas folhinhas de alfavaca e salsinha fica melhor ainda.Bom apetite :)

  • Lúcio diz: 2 de junho de 2011

    Tainha escalada regada com sal e limão depois uma camada de maionese de limão por cima e põe para assar
    é a chamada paraguaia, fica uma delicia.

  • John diz: 2 de junho de 2011

    A matéria é boa, porém so uma observação, quando o autor diz “Limpar o peixe em casa não é impossível, mas dá uma trabalho tremendo se você não tem os equipamentos apropriados. “???Equipamentos apropriados???
    Faca é um equipamento apropriado?
    No mais ta muito bom suas dicas.

  • Marco Franco diz: 8 de junho de 2011

    Tempere a Tainha com limão, sal, oleo de girasol e folhas de mandericão.
    Asse em fogo médio por 1/2 hora, acrescente batatas pequenas, lavadas sem tirar a casca, raminhos de brocólis e tomates rasteiros cortados pela metade..
    Asse mais 1 hora em fogo baixo e sirva com arroz branco e pão italiano.
    Vinho tinto seco Miolo.
    Bom apetite

  • Chegou mais tainha. Fica de olho nas dicas | Feito em Casa diz: 9 de junho de 2011

    [...] desta vez na Barra da Lagoa. Nada menos do 15 toneladas. Então, ficam valendo as dicas deste post e as colaborações dos leitores – desde os mais tradicionais até as propostas mais [...]

  • Jaime diz: 11 de junho de 2011

    Recheio para tainha.
    Ova,coração,fígado,moelas,alfavaca,alho,cebola,sal,pimenta do reino,orégano,cheiro verde.
    Cozinhe os miúdos da tainha, depois picar bem fino,colocar os temperos e refogar tudo. Rechear a tainha,já temperada com
    Sal,limão,ervas.cebola,alho de véspera,
    Colocar em uma assadeira forno a 180 graus
    Obs. melhor tirar a espinha central

  • O passeio de sábado acabou em tainha | Feito em Casa diz: 13 de junho de 2011

    [...] momento de fazer, mais ainda. Bastou postar aqui, dias atrás, umas dicas sobre como preparar a tainha, e vários leitores contriburam com [...]

  • DINA SOUZA diz: 9 de novembro de 2011

    TEMPERA A TAINHA DEPOIS DE LIMPA PONHA SAL, COENTRO E LIMAÃO DEIXA REPOUSAR COLOCAR FARINHA DE TRIGO E DE ROSCA MISTURA E VAI PASSANDO AS TAINHAS TEMPERADAS EM POSTAS, E VAI COLOCANDO NO OLEO PARA FRITAR, DEPOIS DE FRITA ARRUME EM FRIGIDEIRA E VAI PARA O TEMPERO ….RODELAS DE TOMATES, PIMENTÃO AMARELO , VERMELHO OU VERDE, LIMÃO, , NO LIQUIDIFICADOR BATER UMA CEBOLA MEDIA COM O LEITE DE COCO, AZEITE DE OLIVA E UM POUCO DE ESTRATO DE TOMATE MISTURAR NO TOMATE E NOS PIMENTOES E JOGAR POR CIMA DAS TAINHAS LEVA AO FOGO POR APENAS 5 MINUTOS E ESTA PRONTA PARA COMER COM ARROZ BRANCO E FEIJÃO. ESSA RECEITA E DE UMA BAIANA ARRETADA BJS

Envie seu Comentário