Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tem mungunzá pra ioiô e pra iaiá

14 de junho de 2011 6

Ontem foi dia de Santo Antônio, dia 24 é dia de São João, e dia 28, de São Pedro. É tempo de Festa Junina. Melhor arredar as tralhas do meio do terreiro, abrindo espaço para a fogueira e para uma mesa repleta das melhores guloseimas típicas desse Brasil brasileiro.

Foto Márcia Feijó

Para abrir os trabalhos vai aí uma receita de mungunzá. Sabe o que é? Canjica (só não me epergunte em qual dos dialetos africanos). Comida que era dada aos escravos à noite, antes de serem recolhidos à senzala. Docinha assim por tradição, pois nela eram mergulhados pedaços de rapadura. E vai ver que é minha ancestralidade falando porque a hopra em que eu mais gosto de comer canjica é justamente logo enates de me enfiar debaixo das cobertas, quando faz frio.

O milho, cereal pouco valorizado pelos senhores, era reservado à ração dos negros. Mas a paixão pelo danado pegou e se alastrou mundão de Deus arriba e abaixo. E agora você consegue imaginar um arraial sem milho? É canjica, é bolo de fubá, é pamonha, é pipoca. Ô trem bão!

Canjica amarela

Ingredientes:

250g de milho para canjica

1 lata de leite condensado

1/2 xícara de leite morno

cravos da índia a gosto

canela em pau a gosto


Como fazer:

Deixe o milho da canjica de molho na água, de véspera.

Escorra a água usada e adicione cerca de quatro xícaras novas de água para cozinhar a canjica na panela de pressão, até que os grãos amoleçam.

Quando estiver cozida, escorra o restante da água.

Volte ao fogo, com a panela sem tampa. Acrescente o leite condensado e o leite morno (se desejar uma canjica com mais líquido, é só ir aumentando a quantidade de leite).

Adicione cravos da índia e pedacinhos de canela em pau. Quando leite ferver, desligue o fogo.

Sirva ainda quente.


Rendimento: 12 porções


Dica: se preferir a canjica menos doce, substitua o leite condensado por mais leite morno a çúcar a gosto. Outra opção é usar leite de coco, para acentuar o sabor.



Comentários (6)

  • Ana diz: 14 de junho de 2011

    Olá Márcia, acrescente ai que no nordeste Canjica é doce e Mungunzá é salgado, isso mesmo, feito como uma feijoada, com salgados de porco, fica muito bom tbem. Abraços

  • Ana diz: 14 de junho de 2011

    Mandei a receita pro email do blog.

  • Hoje é dia de São João | Feito em Casa diz: 24 de junho de 2011

    [...] canjica amarela [...]

  • Festa junina para intolerantes à lactose | Feito em Casa diz: 27 de junho de 2011

    [...] quem tem intolerância à lactose.Então, resolvi testar a receita de canjica amarela que mostrei aqui, dias atrás. Meu marido, que também tem intolerância ao leite, provou e aprovou. O modo de fazer [...]

Envie seu Comentário