Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2011

Delícia além túmulo para o Halloween

30 de outubro de 2011 0

Aqui vai outra delícia bem-humorada para animar o seu Halloween, amanhã. Desses pequenos túmulos, nem os mortos vão querer escapar. Os copinhos podem ser recheados de pudim, flan, musse ou brigadeiro de colher. É muito fácil e, além de enfeitar a mesa, vão fazer o pessoal babar mais do que um bando de mortos-vivos.

Foto Márcia Feijó

Delícia além túmulo

(com pudim instantâneo)

Ingredientes:

8 biscoitos champagne

meia barra de chocolate

1 embalagem de pó para pudim instantâneo (35g) – a marca que usei pedia 500 ml leite e 4 colheres de açúcar – adicionei também 3 colheres (sopa) de chocolate meio amargo

flocos de chocolate (ou raspas)


Como fazer:
Primeiro, monte as lápides. Derreta a barra de chocolate chocolate. Coloque num saco de confeitar com bico perlê bem fininho (você pode usar também um saco tipo Zip com um furo bem pequeno num dos cantos). Corte os biscoitos champagne em dois e, em cada parte, faça a borda do túmulo e uma cruz. Leve á geladeira para secar por cerca de 2 horas, no mínimo.

Faça o pudim instantâneo. Encha os copinhos até faltar 1 cm para a borda. Deixe esfriar um pouco.

Para montar, insira a lápide e polvilhe os flocos de chocolate em volta dela, para fazer as pedrinhas. Leve à geladeira até ficar firme e geladinho.


A receita rende 16 copinhos.










Sacolinhas de Halloween

30 de outubro de 2011 2

Fotos Márcia Feijó

Se você tem habilidades manuais, ainda dá tempo de preparar uma sacolinha de Halloween bem charmosa. Embora aqui no Brasil a tradição de pedir gostosuras de porta em porta não seja muito comum, a criançada que mora em condomínio muitas vezes adere à brincadeira do dia 31 de outubro. Algumas escolas também, e principalmente os cursos de idiomas.

O modelo com a patchcolagem de gatinho preto, mais elaborado, é feito com tecido duplo quiltado à máquina. Já o dos esqueletos é bem mais simples. Basta fechar um retângulo e prender a alça. O botão de fantasma dá o toque final.

Vou ficar devendo o passo a passo das sacolinhas, mas se tiverem dúvidas de como fazer, deixem um comentário que eu tendo ajudar.















Biscoitos de Halloween

29 de outubro de 2011 3


Que tal preparar uns biscoitos apavorantes para o lanche da próxima segunda-feira, quando é comemorado o Halloween?

Experimentei hoje fazer dois formatos: a máscara do filme Pânico e umas cabeças de abóboras bem simpáticas.


Fotos Márcia Feijó


A receita da massa é simples, tipo amanteigado. E a cobertura você faz com glacê real colorido, como a dos biscoitos de Natal. Como não tinha cortador apropriado, desenhei a forma no papelão. Depois é só recortar, colocar o molde sobre a massa aberta e passar uma faca de ponta fina ao redor.


Biscoitos de Halloween


Massa

Ingredientes:

200g de manteiga em temperatura ambiente

300g de farinha de trigo

125 açúcar impalpável

2 gemas de ovo

2 colheres (chá) de essência de maracujá (ou outra como baunilha, morango, café, limão)


Como fazer:

Corte a manteiga em cubos. Coloque os pedaços dentro de uma tigela, acrescente a farinha de trigo e misture até obter consistência de farofa. Acrescente o açúcar, as gemas e a essência e amasse até tornar-se uma massa lisa.

Guarde a massa num saco plástico ou embrulhe em filme de PVC e leve à geladeira por 30 minutos no mínimo.

Enquanto isso, unte e enfarinhe as assadeiras.

Retire a massa da geladeira, abra numa superfície enfarinhada e corte os biscoitos usando o molde de papelão. Disponha-os nas assadeiras já preparadas. Pré-aqueça o forno a 220 graus e leve os biscoitos ao forno. Eles levam cerca de 20 minutos para assar. Retire-os do forno e deixe esfriar bem, por cerca de uma ou duas horas, antes de fazer a cobertura.


Cobertura

Ingredientes:

1 clara de ovo

250g de açúcar impalpável

1 colher (sopa) de suco de limão

corante em gel laranja, preto e verde


Como fazer:

Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar devagar, ainda batendo, até que o glacê ganhe uma boa consistência (formando picos). Acrescente o suco de limão e bata mais um pouco.

Reserve uma porção de glacê branco e separe pequenas quantidades em três outras tigelas. Use o corante em gel para atingir os tons que você quer (laranja, preto, verde).

Nas tigelas dos glacês branco e laranja, que farão os fundos dos desenhos, acrescente 1/2 colher (chá) de água e misture bem usando uma colher.

Nos biscoitos do Pânico, passe o glacê branco com uma espátula, cobrindo toda a superfície. Reserve e deixe secar bem.

Faça o mesmo com o glacê laranja sobre os biscoitos Jack-O.

Coloque o glacê preto num saco de confeitar com bico perlê bem fino (furinho) ou use saco tipo Zip e faça um furinho mínimo na ponta. Use-o para fazer os detalhes da boca e dos olhos nos biscoitos. Deixe secar bem.

Coloque o glacê verde num saco de confeitar com bico de folha pequeno e faça as folhinhas. Estão prontos os seus biscoitos apavorantes.


OBS.: Você também pode usar o glacê real em pó. Siga as instruções do fabricante.


A receita rende cerca de 45 biscoitos.



Abóbora esculpida no supermercado

29 de outubro de 2011 0

Hoje pela manhã fui fazer compras no supermercado Angeloni (loja Capoeiras, em Florianópolis) e me deparei com abóboras esculpidas de Halloween na sessão de hortifrutigranjeiros. Estavam a R$ 1,99 o quilo. Levando em consideração a trabalheira que dá esculpir as lanternas com a cara do Jack-O, achei até barato. A minha saiu a R$ 6,09.

Foto Márcia Feijó

Será que outros supermercados também entraram nessa? Se alguém souber de mais algum vendedo lanternas Jack-O de abóbora verdadeira por favor mande o recado para divulgarmos.

Cucpakes para o Halloween

28 de outubro de 2011 0

Garimpei estas imagens na internet. Que tal incrementar seu Halloween com cupcakes mal-assombrados na próxima segunda-feira?

Reproduções internet

 

 

Halloween de pasta americana

28 de outubro de 2011 1

Fotos Márcia Feijó

Sou fã de atividades que matam dois coelhos com uma cajadada só (pobre dos coelhos!).  Ontem aproveitei alguns minutos de folga e cooptei meu filhote para fazermos alguns enfeites de pasta americana.  Ou seja, enquanto nos divertimos “brincando de massinha de modelar”, criamos alguns tipos engraçados que irão decorar cupcakes na semana que vem. Ou virar detalhe de um bolo.

Usando só pasta americana branca, canetinha para alimentos, um palitinho de churrasquinho e confeitos prateados deu para brincar bastante. Se você colorir a pasta americana com corante em gel, pode obter diversas outras tonalidades.

 

 

Cozinhando com Darth Vader

24 de outubro de 2011 0

Por muitos anos pensei que não haveria por aí muita gente que unisse tão distantes paixões num mesmo coração: fazer biscoitos e ser fã de Star Wars

Me enganei. Acabei de encontrar na internet um site de vendas de acessórios de culinária onde estão disponíveis estes produtos ligados à saga intergaláctica mais famosa do cinema, além de vários outros.

Reproduções internet

 

Agora, sossegar não conseguirei enquanto biscoitos e sanduíches de Star Wars não fizer.

O site é da Williams Sonoma. O link é este.


Como fazer lanterna Jack-O para o Halloween

21 de outubro de 2011 0

Reprodução internet

Sempre que vejo um filme norte-americano sobre Halloween, fico morrendo de vontade de fazer uma daquelas lanternas usando abóbora como suporte. Procurei no Youtube e encontrei vídeos que ensinam. Infelizmente, a abóbora recomendada para isto não é muito fácil de encontrar por aqui. Mesmo assim, se você quiser tentar criar uma com a espécie brasileira, compartilho o meu achado. Os vídeos são em inglês, mas dá para seguir o passo a passo perfeitamente.

Dica: procure uma abóbora com boa altura e que ainda tenha o cabinho.

Como preparar a abóbora:

Como limpar por dentro:

Como desenhar a cara do Jack-O:

Como esculpir:

Como proteger sua criação:

Como finalizar a apresentação:

Uma dica para utilizar as sementes:

O Halloween está chegando

20 de outubro de 2011 0

Reprodução internet

Voltei das férias louca por uma festa de Halloween. A data, uma das que mais curto no ano todo, está chegando. No ano passado postei algumas dicas de decoração e receitinhas apropriadas. Enquanto vou pensando em mais algumas, aqui vão os links para relembrar:

Drink com teia de aranha

Minipizzas com cara de monstrinhos

Cupcake mal-assombrado

Enfeite de mesa de patchwork

Nos posts sobre o filme Harry Potter também há receitas de decoração que podem ser usadas no Halloween.



É primavera, garotada

12 de outubro de 2011 0

Hoje, Dia das Crianças, o caderno Variedades do Diário Catarinense traz uma entrevista que fiz por telefone com o músico John Ulhoa, da banda Pato Fu, sobre o lançamento do DVD e do CD Música de Brinquedo ao Vivo.

Esse disco é um barato e o espetáculo, um barato ao quadrado.  A banda toca um repertório super bacana e nada infatilóide usando instrumentos de brinquedo. E os vocais contam com Nina, filha de John e Fernanda Takai, mais alguns amiguinhos. Para curtir entre pais e filhos mesmo, especialmente hoje.

Vale a pena dar uma conferida aqui no vídeo da gravação de Primavera, música que abre o CD e o espetáculo ao vivo (apresentado em Florianópolis no encerramento da Mostra de Cinema Infantil, neste ano). Tudo a ver com a estação, com a data, com a celebração da vida, com a cumplicidade entre mães, pais e seus filhotes. Som na caixa: